EB1 Pedro de Santarém e EB1 Pintor Almada Negreiros
Escola Ciência Viva - ID: 866
36
Viva a Ciência
Pequenos Cientistas
De 27 a 31 de outubro, os alunos do 4º ano das escolas EB Pedro de Santarém e EB Pintor Almada Negreiros, passaram uma semana cheia de atividades na Escola Ciência Viva.

O mistério do quadro desaparecido
Quando chegámos à Escola Ciência Viva encontrámos um mistério. Tinha desaparecido um desenho valioso e as professoras estavam preocupadas. No local do crime encontrámos uma pegada e a mensagem “Depois devolvo!”. Havia ainda um copo com impressões digitais e um pedaço de fibra. Fomos investigar e descobrimos que tinham levado o desenho para colocar uma moldura.
Encontro com o Cientista
No último dia conhecemos a cientista Rita Abranches, que é bióloga e trabalha no Instituto de Tecnologia Química e Biológica. Este instituto faz, de 2 em 2 anos, um Dia Aberto para dar a conhecer à comunidade o seu trabalho. Rita Abranches estudou em Portugal e depois foi para o estrangeiro para estudar novas formas de fazer ciência. Neste encontro falámos sobre plantas e depois tivemos a oportunidade de ver as células da epiderme da cebola e analisar algumas partes da planta ao microscópio.
Viva a Ciência
36
Vamos aprender mais sobre formigas
Curiosidades sobre insetos
Uma das atividades realizadas na sala de aula esteve relacionada com formigas. Aprendemos muitas coisas sobre o tema: a formiga tem um exosqueleto, o seu corpo divide-se em 3 partes - cabeça, tórax e abdómen - tem duas antenas, olhos compostos por várias lentes e possui mandíbulas. Também aprendemos sobre a vida e organização das formigas e como se distribuem no planeta.
Formigas na sala de aula
De seguida, tivemos oportunidade de fazer formigas em plasticina e observar uma formiga através da lupa binocular.
No final realizámos algumas experiências sobre o comportamento das formigas, em dois formigueiros diferentes.
Há Física no Judo
Dia Mundial do Judo
No dia 29 de outubro comemorou-se o Dia Mundial do Judo, sob o tema da “Honra”. Nem de propósito, foi dia da aula de judo na Escola Ciência Viva. O campeão nacional Miguel Galhardas trabalhou com os pequenos judocas os conceitos de atrito, equilíbrio e centro de massa, exemplificando no tapete como esta modalidade tem tudo a ver com a ciência.
A casa inacabada
A Casa Inacabada é uma atividade divertida, em que o objetivo é construir uma casa. Utilizámos tijolos de esponja, carrinhos de mão, gruas e baldes. Para nossa proteção usámos capacetes. No final, a casa ficou muito bonita.
Dia Mundial da Poupança
Todos os anos, no dia 31 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Poupança. É uma data na qual se procura consciencializar o público em geral para a importância de aprendermos a poupar. E que tal celebrar esta data planeando um dia sem gastos?
Inauguração da exposição Loucamente
A nova exposição do Pavilhão do Conhecimento chama-se Loucamente e foi inaugurada no passado dia 30 de outubro. Esta exposição é dedicada à saúde mental.