EB1 Arco-Íris e EB1 Paulino Montez
Escola Ciência Viva - ID: 868
42
Viva a Ciência
Apresentação das Turmas
De 9 a 12 de Dezembro, o 4º C da Escola Paulino Montez e o 4º A da Escola Arco-Íris voltaram a estar presentes na Escola Ciência Viva e participaram em inúmeras atividades.

Exposição Loucamente
Na Exposição Loucamente explorámos os módulos e ficámos a conhecer melhor as nossas fobias e medos. Venham visitar! E vão ver que vão ter uma experiência LOUCA!
Encontro com o Cientista
Fomos ao Laboratório Nacional de Energia e Geologia e tivemos um encontro com dois cientistas, David Loureiro e Lucélia Pombeiro. Falámos sobre energia e ficámos a saber que existem vários tipos de energia. Depois falámos de ovos e das diferentes maneiras de os cozinhar. Ficámos a saber que, quando colocamos um ovo dentro de água, se ficar à superfície está estragado e se afundar está bom. Como os ovos contêm muita água, não os podemos cozer, estrelar ou escalfar no micro-ondas, porque rebentam. E ainda experimentámos colocar gelo seco em sumo, o que foi muito divertido.
Viva a Ciência
42
Safari Microscópico
Laboratório
Realizámos um Safari Microscópico e aprendemos a utilizar o microscópio e a lupa binocular, que são instrumentos que permitem ampliar o que queremos observar. O microscópio tem lentes mais fortes do que a lupa e, por isso, utilizámo-lo para observar seres muito pequenos: dáfnias. As dáfnias são crustáceos pequeníssimos que vivem na água. Para além destes crustáceos observámos as células do nosso epitélio bucal e uma formiga com a lupa binocular.
Safari Microscópico
Aprendemos que há unidades de comprimento mais pequenas do que o milímetro, como o micrómetro, que é mil vezes mais pequeno do que o milímetro!
Também ficámos a saber que há muitos micróbios em todo o lado. Alguns são inofensivos, mas outros podem provocar doenças, por vezes muito graves.
Os nossos bonecos
Littlebits
Os Littlebits são peças modulares que permitem construir circuitos elétricos, permitindo fazer uma grande variedade de combinações, de acordo com a forma como se ligam, produzindo luzes, sons, movimentos, etc. Como temos muita imaginação, construímos circuitos engraçados e demos vida aos nossos bonecos. Foi muito divertido!
Rosetta
Através de uma emocionante viagem pelo espaço acompanhámos o percurso do módulo Philae até à superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Esta missão foi mais um grande passo para o avanço científico.
Cupcakes de Vegetais
Na Cozinha é um Laboratório fizemos cupcakes de vegetais. Com a sua confeção, aprendemos os diferentes nutrientes que estavam presentes nos variados cupcakes. Ficaram deliciosos!
Dóing
Este ano voltámos a ir à exposição Dóing, que de novo nos surpreendeu, pela quantidade de atividades que desenvolvemos. Os materiais nesta oficina parecem não ter fim. Fizemos muitas construções e todas muito divertidas!