EB nº1 de Telheiras e EB1 O Leão de Arroios
Escola Ciência Viva - ID: 870
43
Viva a Ciência
Os primeiros cientistas de 2015
Os alunos do 4º ano das Escolas Leão de Arroios e N.º 1 de Telheiras foram à Escola Ciência Viva. Foi uma semana cheia de aprendizagens científicas.

Safari Microscópico
Descobrimos como se constitui o microscópio e a lupa binocular. Aprendemos que, quando observamos algo no microscópio vemos a imagem invertida, que as lentes da ocular ampliam 10X e as objetivas permitem obter ampliações ainda maiores. Na lupa observámos a letra "P" e uma formiga. Ao microscópio vimos a letra "P", uma dáfnia viva e células epiteliais bucais. Foi muito interessante!
Encontro com o Cientista
Conhecemos o historiador José Neves. É professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e disse-nos que não está habituado a falar com miúdos da nossa idade. Explicou-nos que um historiador é um investigador que estuda o passado e ele dedica-se a estudar o século XX e a história do futebol. Quando perguntámos se gostava da sua profissão, respondeu: "Quando era pequeno não queria trabalhar, mas agora gosto da minha profissão e ainda por cima não trabalho muito!" Adorámos a resposta, pois só quando gostamos do que fazemos é que achamos que trabalhamos pouco!
Viva a Ciência
43
Aqui há mecânica!
Rodas Dentadas, Alavancas, Roldanas e Balanças
Na atividade “Aqui há mecânica” aprendemos o que são máquinas simples. Para fazer máquinas simples precisamos de rodas dentadas, alavancas, roldanas e balanças. Cada grupo fez uma máquina simples com legos e apresentou-a à turma: um corta-unhas, um quebra-nozes, um roda-roda para crianças, um barco com prancha e uma máquina para alisar a terra.
Aqui há mecânica!
Descobrimos que já tínhamos usado máquinas simples quando estivemos a construir a Casa Inacabada.
Aprendemos que as máquinas simples são muito úteis no nosso dia-a-dia.
A Física através do Judo
A Física através do Judo
A Física também se encontra no Judo, em especial as 3 leis de Newton. A 1º lei diz que para fazer mexer um colega devemos aplicar-lhe uma força. A 2ª lei diz que para fazer mexer um corpo mais pesado do que outro devemos aplicar-lhe mais força. No judo, ao darmos um abraço ficamos entalados, esta é a 3ª lei que diz que ambos os corpos exercem força em sentido contrário. Foi divertido aprendermos que no Judo aplicamos a Física.
Vê, faz e aprende!
Deitámo-nos numa cama de pregos, puxámos a alavanca e surgiram por baixo de nós muitos pregos. Não nos magoámos porque havia muitos pregos debaixo de todas as partes do nosso corpo e, desta forma, o nosso peso distribui-se por todos os pregos.
Sementes portuguesas em Marte
A equipa Seed, um grupo de universitários portugueses, ganhou a competição da Mars One, que pretende enviar sementes de plantas para Marte. Os investigadores irão enviar as sementes em 2018.
Cientistas de avental
Na cozinha aprendemos a fazer Cupcakes de Vegetais. Tínhamos curgete, cenoura, beterraba e espinafre. Aprendemos que a cozinha pode ser um laboratório porque os cozinheiros têm de medir, misturar e inventar. Os Cupcakes estavam ótimos!