EB1 S. João de Deus e EB1 do Bairro São Miguel
Escola Ciência Viva - ID: 874
43
Viva a Ciência
Apresentação dos grupos
As turmas do 4º ano que estiveram na Escola Ciência Viva são da EB1 do B.º S. Miguel e EB1 S. João de Deus. São escolas diferentes mas muito próximas uma da outra.

Na Dóing fizemos circuitos elétricos, tubos de vento e máquinas de rabiscos
A Dóing é uma oficina em ponto grande, um lugar de construção e lançamento de grandes ideias, onde podemos experimentar, construir, partilhar e aprender. Explorámos circuitos elétricos, construímos aviões de papel e testámos a sua aerodinâmica e até inventámos a nossa própria máquina de rabiscos, uma engenhoca para fazer desenhos. Na Dóing tudo é possível, até pensar com as mãos.
Encontro com o Cientista - Ricardo Paes Mamede ensinou-nos que a Economia também é Ciência
O que faz um economista numa escola de ciência? Foi com esta dúvida que fomos ao encontro de Ricardo Paes Mamede, economista de 39 anos que foi o nosso anfitrião no “Encontro com o Cientista”. Começou por falar no desemprego e no impacto que este tem para o desenvolvimento do país e daí passou para a importância do dinheiro, dos bancos e dos juros para o funcionamento da economia. Foi assim que aprendemos que a crise surge porque o número de desempregados aumenta, as fábricas deixam de produzir e as lojas vendem menos, o que leva o Estado a aumentar impostos para compensar a quebra no consumo.
Viva a Ciência
43
Littlebits
Foi o máximo! Mesmo espetacular!
Com os Littlebits fizemos os nossos bonecos de papel mexer… como nos desenhos animados! E o que é preciso para que os bonecos mexam? Claro que ainda não sabemos bem, mas conseguimos aprender que existem umas peças chamadas Littlebits que são módulos eletrónicos que se ligam uns aos outros através de magnetos e assim montámos circuitos elétricos.
Littlebits
Aprendemos a escolher as peças que seriam precisas para fazer mexer a cauda, a língua, um laço e mesmo mudar a cor dos olhos dos nossos bonecos.
Isto é ciência: montar, ligar e saber se funciona ou não.
ADN e Cupcakes
Bolos e ADN
Nos dois laboratórios do Pavilhão do Conhecimento, fizemos ciência como nunca tínhamos imaginado. Na Cozinha é um Laboratório cozinhámos cupcakes de vegetais e no Laboratório vimos as células do nosso corpo ao microscópio e descobrimos um animal novo: a Dáfnia, um género de crustáceo também conhecido como pulga de água.
O que é e como surgiu o Prémio Nobel
Os Prémios Nobel surgiram por iniciativa de Alfred Nobel em 1895. Entregues pela primeira vez em 1901 distinguem anualmente os principais feitos culturais e científicos em Medicina, Física, Química, Economia, Literatura e Paz.
Há Física no Judo
Com o judo aprendemos a usar os movimentos do corpo tendo por base os pés. Tudo se relacionou com equilíbrio, forças e gravidade. E alguns de nós querem experimentar mais! Este desporto faz bem até à mente.
Foguetão d’Água
O intervalo do foguetão d´água foi muito divertido. Lançámo-los muitas vezes e descobrimos que, mais uma vez, aprendemos coisas que têm a ver com ciência.