EB1 Sampaio Garrido e EB1 Prof.ª Aida Vieira
Escola Ciência Viva - ID: 880
46
Viva a Ciência
De volta à Escola Ciência Viva
22 alunos da EB1 Sampaio Garrido e 18 alunos da EB1 Professora Aida Vieira, ambos do 4.º ano, participaram pela última vez no projeto Escola Ciência Viva.

Exposição Explora
Nas Sombras Coloridas observámos as cores que apareciam na parede. Os focos tinham as cores: verde, vermelho e azul, as cores-luz primárias. Misturando o vermelho com azul dá magenta, verde e vermelho dá amarelo e verde com azul dá ciano: as cores-primárias pigmento. Misturando as cores-luz primárias temos a cor branca e se misturarmos as cores primárias pigmento obtemos a cor preta
Encontro com o Cientista
Conhecemos o cientista Rui Dilão, físico, matemático e professor no Instituto Superior Técnico. Partilhou connosco os seus conhecimentos e fizemos uma viagem ao Espaço. Falou-se de planetas, estrelas, cometas e fósseis. Descobrimos a história agitada da Terra, os mistérios da Vida e a possibilidade de existir vida noutros planetas. Partindo da descoberta de vestígios de água em Marte debatemos a possibilidade de, no futuro, a Humanidade poder colonizar outros planetas. Discutimos, então, o problema das viagens espaciais tripuladas e como é exigente o treino dos astronautas.
Viva a Ciência
46
Safari Microscópico: O Mundo invisível tornado visível
No Laboratório da ECV
Realizámos um safari microscópico onde procurámos seres minúsculos. Usámos microscópios e lupas binoculares e aprendemos tudo sobre estes instrumentos. Apanhámos sustos com formigas que nos pareciam gigantes porque foram vistas nas lupas, bem ampliadas e com efeito 3D. Até identificámos as três partes do seu corpo. No microscópio, observámos uns seres pequeninos, as dáfnias, uns crustáceos transparentes e minúsculos. Tivemos de ser rápidos na sua observação para que o calor e a luz não as matassem. Estudámos as nossas células e fizemos o autorretrato celular.
Safari Microscópico
Desta forma descobrimos que existem unidades de medida bem mais pequenas que o milímetro (1 micrómetro = 0,001 mm).
No microscópio, por causa do espelho, as imagens apareciam invertidas. O mundo invisível tornou-se visível!
Cupcakes de Vegetais
Na cozinha fizemos Cupcakes!
Aprendemos mais sobre os nutrientes que existem nos alimentos. Para fazermos os cupcakes utilizámos vários ingredientes: os ovos dão-nos a proteína; a farinha e o açúcar são hidratos de carbono; o óleo é um lípido e os legumes contêm vitaminas, fibras e sais minerais. Estes nutrientes dividem-se em dois tipos, os macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono e lípidos) e os micronutrientes (vitaminas, fibras e sais minerais).
Magnetismo: Atrair ou repele o público?
Nesta atividade ficámos a conhecer melhor o magnetismo e os ímanes. Estes têm dois polos que se atraem ou repelem. Descobrimos que nem todos os materiais são magnéticos e que os ímanes podem ser utilizados na criação de transportes.
Uma exposição louca e divertida
Loucamente é a exposição principal do Pavilhão do Conhecimento. Divertimo-nos a visitá-la, tomámos consciência da importância da Saúde Mental e ficámos a compreender as doenças da mente. Aprendemos que na esperança da cura a Amizade é essencial.
Circuitos Elétricos
A lâmpada só acende se o circuito estiver fechado. Para acender várias, construímos circuitos em paralelo e em série. No circuito em paralelo, se tirarmos uma lâmpada a outra fica acesa, mas no circuito em série se tirarmos uma apagam-se todas.