EB1 Homero Serpa e EB1do Castelo
Escola Ciência Viva - ID: 881
45
Viva a Ciência
A nossa semana na ECV
Os alunos do 4.º ano da EB1 Homero Serpa e EB1 do Castelo tiveram a oportunidade de desfrutar das atividades da Escola Ciência Viva durante uma semana.

Loucamente
Explorámos o Loucamente, uma exposição que tem por objetivo explicar alguns assuntos relacionados com a saúde mental como a esquizofrenia, a depressão, fobias como a aracnofobia e a claustrofobia, distúrbios alimentares, vertigens. Sentimos medo? Sim. Curiosidade? Muita. Mas ultrapassámos os nossos medos com a ajuda e explicação dos professores.
Encontro com o Cientista
Jorge Malheiros foi o cientista do nosso encontro. É geografo e investigador no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Aprendemos muita coisa com ele! Ficámos a saber que a geografia é uma ciência muito antiga e que foi um geógrafo que descobriu que o planeta Terra é redondo. Foi muito interessante saber coisas sobre a profissão de geógrafo. Quem sabe se um dia não seremos nós a descobrir determinados aspetos da Terra.
Viva a Ciência
45
Vê, Faz e Aprende
Descobertas Divertidas
Na exposição Vê, Faz e Aprende fizemos jogos, atividades divertidas e muitas aprendizagens. Gostámos muito da Cama de Faquir. No princípio estávamos com medo… muito medo, que os pregos nos picassem o corpo todo! Mas depois ganhámos coragem, deitámo-nos na cama, puxámos a alavanca… e não pica!
O nosso preferido foi o Balão de Ar Quente. E descobrimos que o balão sobe mesmo até ao teto desta exposição! Ao lado do Vê, Faz e Aprende está a Casa Inacabada.
Arca do Tesouro, Vê Faz e Aprende
Tivemos a possibilidade de participar na construção da casa… Trabalhámos em equipa, mas não a conseguimos acabar!
Apesar disso, foi muito divertido.
Dóing
Dóing! Dóing! Dóing!
A palavra Dóing faz-nos pensar em imaginação, criação, construção e experimentação. E foi o que fizemos! Nas várias oficinas construímos aviões de papel, criámos máquinas de rabiscos, imaginámos objetos voadores, construímos pistas para berlindes e montámos circuitos elétricos. O que mais gostámos foi de dar asas à imaginação e à criatividade.
A Cozinha é um Laboratório
Receita:
1.º Meter as mãos na massa;
2.º Descobrir os nutrientes dos ingredientes.
Como cozinheira a Yasmin foi a primeira!
Viva os cupcakes!
Exposição Explora
O que mais gostámos nesta exposição foi o módulo Caixa de Sombras. Também gostámos muito de explorar outros, como por exemplo a Ecrã de Alfinetes e o Tornado. Foi muito giro!
Safari Microscópico
Neste safari desvendámos o funcionamento da lupa binocular e do microscópio. O microscópio é composto por muitas partes e a lupa é mais simples. No microscópio observamos uma dáfnia e as nossas células e na lupa vimos uma formiga. Adorámos!