EB1 Parque Silva Porto e EB Parque das Nações
Escola Ciência Viva - ID: 890
47
Viva a Ciência
Uma semana em cheio!
Somos os alunos do 4.º ano da EB1 Parque Silva Porto e EB Parque das Nações, e fomos cientistas durante uma semana na Escola Ciência Viva.

Descobrimos Física com Judo
Na nossa interessantíssima semana na Escola Ciência Viva também praticámos exercício físico! Todos aceitámos o desafio e foi superdivertido! Judo ligado à Física. O professor e campeão Miguel Galhardas ensinou-nos alguns exercícios para percebermos as 3 leis de Newton. Todos praticámos e foi interessante descobrir o nosso ponto de equilíbrio! Grande abraço a todos!
Encontro com o Cientista
O dia começou em Algés, junto ao rio Tejo, para lançarmos foguetões feitos com garrafas que tinham lá dentro água e ar. Quando terminámos fomos para o IPMA onde conversámos com as cientistas Cristina Nunes, Ana Paula Oliveira e Marta Nogueira. Num laboratório, a cientista explicou-nos como medir e abrir os peixes e aprendemos a distinguir os machos das fêmeas. No outro laboratório, estivemos a falar sobre a água, aprendemos a ver a salinidade, o ph (se era ácida ou básica) com sumo de couve roxa e o grau de poluição colocando um filtro, em que depois víamos a sujidade e os resíduos existentes.
Viva a Ciência
47
Receitas coloridas de conhecimentos saudáveis!
Cupcakes de Vegetais
Realizámos uma atividade cheia de matéria. Lemos e interpretámos uma receita, medimos líquidos, pesámos ingredientes, misturámos e pusemos os conhecimentos de Matemática e Português à prova! Falámos da roda dos alimentos, da função dos nutrientes e da importância de termos uma alimentação equilibrada e diversificada. Fizemos cupcakes coloridos e saudáveis, utilizando legumes e vegetais. Adorámos meter as mãos na massa! Trabalhámos em equipa e os grupos ajudaram-se nas diversas tarefas, com a orientação e ajuda da equipa da ECV e da professora.
Cupcakes de Vegetais
No final relembrámos a importância dos nutrientes e comemos os cupcakes que eram muito saborosos!
Confessamos que não resistimos a partilhar a receita e conselhos saudáveis com os nossos amigos e familiares!
Faca da Idade da Pedra
Quando o gelo derrete...
Uma equipa de arqueólogos que trabalhava na região de Oppland, na Noruega, descobriu centenas de objetos da Idade da Pedra que apareceram devido ao degelo. Há 7.000 anos a temperatura na Terra era superior, mas os séculos de frio que se seguiram cobriram partes do planeta com gelo. Devido ao clima atual o gelo está a derreter deixando a descoberto facas, setas, pequenas ferramentas e sapatos da Idade da Pedra.
Novas tecnologias desafiam os grupos
Explorámos a Exposição: Vê, Faz e Aprende. Ficámos entusiasmados com a surpresa de podermos utilizar o iPad! Respondemos a alguns desafios. Todos nos divertimos e aprendemos!
Ficámos loucos!
Visitámos a Exposição Loucamente e foi a loucura dos sentidos! Saltaram verbos: observar, pensar, ouvir, tocar, sentir. De volta à sala de aula, refletimos e partilhámos o que vimos e falámos de emoções e sensações.
A força da Lua influencia as ondas
A Terra atrai a Lua fazendo-a girar em seu redor e a Lua atrai a Terra. A atração da Lua afeta a superfície dos oceanos originando duas marés altas e duas baixas, todos os dias. Mas não é só a Lua que produz este efeito: o Sol também influência.