EB1 Raúl Lino e EB1 Paulino Montez
Escola Ciência Viva - ID: 893
48
Viva a Ciência
EB1 Paulino Montez e EB1 Raúl Lino, na Escola Ciência Viva
A turma da EB1 Paulino Montez, da professora Paula Teresa, de 26 alunos, e a turma da EB1 Raúl Lino, da professora Maria do Céu, de 20 alunos, numa semana cheia de atividades.

LittleBits – os circuitos elétricos que dão vida aos bonecos de cartão
A atividade decorreu na Exposição Dóing e aprendemos o que são LittleBits. Na mesa havia peças de várias cores, cada cor tinha uma função diferente na montagem do circuito elétrico: as azuis eram baterias; as cor-de-rosa os interruptores; a cor de laranja eram ligações e as verdes eram outputs, como luzes, besouros e motores. De seguida, colocámos as montagens nos bonecos de cartão.
Encontro com o Cientista
A atividade preferida foi sem dúvida o Encontro com o Cientista, que teve como estrela o astrónomo e astrofísico Hugo Messias. Foi muito inspirador ver um investigador tão jovem e tão perto de nós. Astronauta ou cosmonauta? Foi esta a pergunta inicial que levou as turmas a longínquas galáxias, numa conversa simples mas muito interessante. O que precisamos para sermos astronautas? É impossível? Claro que não. O empenho nos estudos e a capacidade física são determinantes para uma viagem espacial e as turmas ficaram tão entusiasmadas que prometeram colocar uma bandeira portuguesa na estação espacial.
Viva a Ciência
48
Encontro com o matemático José Paulo Viana
Desafios matemáticos fazem vibrar o auditório do Pavilhão do Conhecimento!
Equipados de lápis, borracha e prancheta estivemos com o matemático José Paulo Viana, que nos mostrou a importância da matemática e como ela está presente na nossa vida. Começámos a fazer alguns desafios. O nosso primeiro desafio foi-nos entregue num papel onde tínhamos de ligar os números 1 ao 1; o 2 ao 2 e o 3 ao 3, sem que as ligações se cruzassem. Apurámos que este era o seu desafio preferido. No desafio seguinte, numa escola imaginária, tínhamos de escapar de vários locais que iam explodindo ou que eram alvo de catástrofe.
Encontro com o matemático José Paulo Viana
O Luís, nosso colega da EB1 Raúl Lino, escolheu um número entre vários cartões e o matemático conseguiu adivinhar o número escolhido.
Terminados os desafios José Paulo Viana respondeu às perguntas que nós filmámos nos iPads. Esta foi uma experiência que nunca iremos esquecer.
Há Física no Judo!
Aula de judo desafia a física
Que ligação tem uma aula de judo com a física? E com as leis de Newton? Parece que nenhuma. Mas não! No tapete, Miguel Galhardas conseguiu levar os alunos a questionar, experimentar e a concluir que entre quedas e cambalhotas aparecem as três leis de Newton. O princípio da inércia e o equilíbrio. A relação entre a massa e a aceleração e a força que um corpo recebe como consequência da força que ele aplicou. Uma aula bem diferente!
A cozinha é um laboratório com vegetais
Metemos mãos na massa e fizemos o inesperado transformar-se numa doce surpresa. Fizemos cupcakes de cenoura, curgete, espinafre e beterraba. Identificámos nutrientes, medimos, relembrámos o aparelho digestivo e saboreámos estes bolinhos.
Hábitos saudáveis = Saúde mental sã
LOUCAMENTE foi a exposição preferida. Porquê? Porque se falou em hábitos saudáveis, em vida, em pessoas e nesse misterioso órgão que é o cérebro. Sem preconceitos e com olhar atento demos voltas a todos os módulos e ficámos abertos ao tema!
Um safari microscópico, no laboratório!
Fomos ao Laboratório e fizemos experiências. Começamos por escrever um “P” e observámo-lo no microscópio, onde surgia o “P” invertido. Mas na lupa já não aparecia invertido. Vimos ainda formigas, dáfnias e as nossas células epiteliais.