EB1 195 e EB1 Manuel Teixeira Gomes
Escola Ciência Viva - ID: 906
50
Viva a Ciência
Uma semana com muita Ciência
As turmas do 2.º ano das EB1 Manuel Teixeira Gomes e EB1 195 partilharam este espaço de sonhos, criatividade e aprendizagem que é a Escola Ciência Viva.

Exposição Dóing
Visitar o Dóing foi divertido. Dividimo-nos em equipas e construímos a máquina de rabiscos, circuitos elétricos, a pista de berlindes e os tubos de vento. Nos circuitos elétricos ligámos duas maquinetas e uma alavanca. Nos tubos de vento utilizámos vários materiais que depois colocámos nos tubos para voarem. E fizemos uma máquina de rabiscos que apitava automaticamente.
Encontro com o Cientista
Conhecemos o paleontólogo João Russo, do Museu da Lourinhã. Não sabíamos qual era o trabalho de um paleontólogo e aprendemos que é alguém que estuda fósseis. Neste encontro aprendemos como se encontram e conservam os fósseis, conhecemos alguns dos dinossauros que viveram em Portugal e ficámos a saber que somos um dos países onde existem mais fósseis de dinossauros - principalmente na região da Lourinhã. Ficámos com vontade de visitar o Museu e ver os vestígios da presença de dinossauros. Descobrimos que um paleontólogo é uma pessoa muito interessada no passado mas que quer compreender o presente!
Viva a Ciência
50
A cozinha é um laboratório
Chocolate, doce chocolate!
A cozinha é um espaço fantástico onde podemos fazer experiências! Fomos explorar o chocolate e ficámos a saber a sua origem, conhecemos a planta do cacau, assim como todo o processo desde a colheita, secagem e moagem da semente até à barra de chocolate. Existem três tipos de chocolate: o negro, com maior quantidade de cacau; o de leite, com menos percentagem de cacau; e o chocolate branco, que só tem manteiga de cacau. Utilizámos os três tipos de chocolate que derretemos e colocámos nas formas enfeitando com pepitas ou bolacha moída.
Bombons de Chocolate
Depois de nos divertirmos a decorar os nossos bombons foi necessário colocar as formas no frio para que o chocolate solidificasse.
No fim foi maravilhoso deliciarmo-nos com uns belos bombons feitos por nós!
Galopim de Carvalho na Escola Ciência Viva
Professor Galopim de Carvalho
Esta semana teve um dos seus momentos altos com o encontro com o professor Galopim de Carvalho, distinto geólogo, professor e cientista português. Com a sua grande capacidade de comunicação e infinita sabedoria deliciou os alunos e professores que no encontro marcaram presença com uma apresentação sobre dinossáurios.
Loucamente
Visitámos a exposição Loucamente, sobre saúde mental, que fala de alguns temas complicados para nós. Compreendemos a tristeza profunda a que chamam depressão e gostámos muito da experiência sobre as fobias. Foi muito interessante!
Vê, Faz a Aprende!
No Vê, Faz e Aprende fizemos experiências com ar e brincámos com a corrente de ar, o balão de ar quente e um bolo de anos. De seguida, abrimos a arca do tesouro e experimentámos deitarmo-nos na cama de pregos. Afinal… não doeu!
Explora, explora …
No laboratório descobrimos a luminescência e depois fomos ao Explora para compreendermos os módulos sobre luz. Descobrimos que a luz branca é formada por várias cores! Confirmámos através de um prisma que esta se divide nas cores do arco-íris.