EB1Eurico Gonçalves e EB1 Laranjeiras
Escola Ciência Viva - ID: 907
49
Viva a Ciência
Uma semana na Escola Ciência Viva
Os alunos das turmas do 2.º ano da EB1 Eurico Gonçalves e da EB1 Laranjeiras foram cientistas por uma semana. Adorámos experimentar e aprender coisas novas.

Família de cegonhas observada 24 horas por dia
Há um ninho de cegonha-branca que pode ser observado em direto no site do PÚBLICO, que se associou ao Webcegonhas - Condoninho da Renata e à FCCN para levar a cabo este projeto (http://www.publico.pt/ecosfera/cegonhas). O ninho chama-se Arnaldo e está instalado num dos muitos postes de alta tensão que povoam a lezíria perto de Vila Franca de Xira, junto de outros postes com ninhos.
Encontro com o Cientista
Conhecemos o geólogo Mário Cachão, professor e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O nosso convidado começou por nos dizer que as rochas estão em todo o lado e depois desafiou-nos a observar, com a ajuda de lupas de bolso, areia da praia e uma rocha do rio e a descobrir as diferenças entre elas. Também vimos fotografias de vulcões com a lava a escorrer, observámos uma rocha de origem vulcânica e falámos de fósseis. Depois, fomos todos procurar rochas no exterior do Pavilhão do Conhecimento. Gostámos muito do que aprendemos e da forma simples como nos explicou.
Viva a Ciência
49
Se eu fosse cientista!
eu podia …
- inventar um carro que andasse sozinho, controlado pela voz
- inventar uma bicicleta voadora
- inventar um carro maleável que fosse a todos os sítios
- inventar uma máquina para adormecer
- inventar um robô que fizesse o que eu quisesse
- inventar uma mochila elétrica
- inventar uma cola para colar a Terra e não haver tremores de terra
- inventar uma bolha gigante para me deslocar
- inventar uma máquina ressuscitadora de pessoas e animais
Mário Cachão – Geólogo
- inventar uns sapatos voadores
- estudar como era o espaço no passado
- estudar os oceanos e os mares
- estudar as rochas e os fósseis
- estudar os vulcões
- estudar as formigas
- transformar-me num macaco e subir às árvores.
Plantas e Solos
Cuidar da Terra – Erosão
Com a experiência que fizemos verificámos como acontece o processo de erosão na Natureza. Nesta experiência, as ervinhas representam a cobertura vegetal que serve de proteção contra a erosão provocada pelas águas das chuvas. Por isso é tão importante não deixar o solo desprotegido e sujeito à ação das chuvas, que retiram, dissolvem e levam o material do solo para outro lugar.
Nos intervalos…
Andámos na bicicleta voadora, que está a uma altura de 6 metros, por cima da exposição Loucamente e se desloca sobre um cabo de aço. Foi assustador mas conseguimos! Também lançámos foguetões de água, fomos à Casa Inacabada e ao Jardim da Girafa…
As Formigas!
Aprendemos que as formigas são insetos, que o seu corpo é formado pela cabeça, tórax e abdómen, que têm três pares de patas, dois olhos e duas antenas. Moldámos formigas em plasticina depois observámo-las na lupa binocular e vimos um formigueiro
Lançamento de foguetões de água
Construímos foguetões com garrafas de 1 litro que enchemos de água. Depois, colocámo-las no suporte da bomba de ar e a combinação da água com a pressão do ar fê-las subir como verdadeiros foguetões.