EB1 Adriano Correia de Oliveira e EB1 Manuel Teixeira Gomes
Escola Ciência Viva - ID: 910
53
Viva a Ciência
Um regresso cheio de entusiasmo
Somos do 3º ano da EB1 Adriano Correia de Oliveira e EB1 Manuel Teixeira Gomes. Voltámos ao Pavilhão do Conhecimento para uma semana repleta de atividades.

As doenças mentais explicadas às crianças
A exposição Loucamente pretende alertar para as questões da saúde mental. Visitámo-la e encontrámos algumas causas para estes problemas como a falta de amor e de amigos, os maus-tratos permanentes, o desemprego, o consumo de álcool e drogas, a falta de confiança. Até as atitudes das pessoas umas para com as outras podem fazer com que, no futuro, venham a sofrer de doenças mentais.
Encontro com o Cientista
Fomos ao IPMA conhecer uma equipa fantástica de investigadores que nos ensinaram muito sobre o mar e os peixes. Aprendemos mais sobre a morfologia dos peixes e abrimos alguns para observarmos os seus órgãos e aprendermos a distinguir o sexo masculino do feminino. Descobrimos as funções das diversas barbatanas e ficámos a saber que os peixes têm otólitos, ossos que permitem determinar a sua idade. De seguida aprendemos a analisar a água, para ver se era salgada ou doce, observámos alguns bivalves e vimos que estes se enterram na areia a ritmos diferentes. Tudo o que aprendemos foi fabuloso.
Viva a Ciência
53
Mistério Na Escolinha
O desenho desaparecido
Logo no primeiro dia e assim que chegámos ao Pavilhão, deparámo-nos com um grave problema. Alguém tinha roubado uma pintura de que todos os membros da Escolinha gostavam muito. Era preciso desvendar o mistério e descobrir o responsável. A equipa de inspetores da Escolinha foi chamada e pediu a nossa colaboração. Sentimo-nos autênticos investigadores. Recolhemos as provas no local e depois fomos analisá-las para o laboratório: impressões digitais deixadas num copo, pegadas e restos de terra, fibras de uma camisola e ainda um bilhete escrito.
Mistério na Escola
Tínhamos vários suspeitos, mas depois de estudar o perfil de cada um e examinarmos e compararmos as provas, chegámos a uma conclusão.
E não é que descobrimos mesmo o responsável?!!
EB1 Adriano Correia de Oliveira no musical “Zoi, o Super-herói”
Zói, o Super Herói
Assistimos à peça de teatro “Zói, o Super-herói” no Pavilhão do Conhecimento. Uma peça dedicada às diferentes formas de preservar o Planeta como: poupar água, reciclar e não poluir a água dos rios e mares. Aprendemos regras para termos um planeta mais sustentável. O Zói, personagem principal, é um menino que se tornou num super-herói que tem como missão salvar o planeta, destruir o monstro PET e descobrir o segredo dos oceanos.
Judo
Tivemos uma aula de judo com o Miguel Galhardas. Nesta aula descobrimos o nosso ponto de equilíbrio. Além da ciência, aprendemos regras e técnicas do judo, como por exemplo, desequilibrar o adversário. Foi bastante interessante e educativo.
Bicicleta Voadora
A bicicleta voadora exigiu a superação dos medos e com muita coragem lá nos aventurámos. Conseguimos “voar” mais alto do que alguma vez pensámos. Corajosos, despimos o medo, subimos para a bicicleta e voámos.
Artistas com Pinta
Aprendemos o que utilizava o Homem para desenhar antes de existirem tintas e depois, com beterraba, espinafres, giz e argila, conseguimos fazer tintas de cores diferentes. No fim, foi só fazer lindos desenhos.