EB1 S. José e EB1 Mestre Querubim Lapa
Escola Ciência Viva - ID: 911
52
Viva a Ciência
Cientistas por uma semana
Somos alunos do 2º ano, uma turma da EB1 São José e da EB1 Mestre Querubim Lapa. Passámos uma semana inesquecível na Escola Ciência Viva. Queremos voltar.

A Cozinha é um Laboratório
Na cozinha também se faz ciência. Exige-se rigor nas medidas e nos procedimentos, sem esquecer as regras de segurança. Através de uma receita de bombons de chocolate viajámos no espaço e no tempo, conhecemos a origem, a evolução e a composição do chocolate. Usámos a energia para transformar o chocolate sólido em líquido e esse líquido num novo sólido. Os bombons ficaram uma delícia!
Encontro com o Cientista
Conhecemos o físico Carlos Fiolhais, investigador da Universidade de Coimbra. Como 2015 é o Ano Internacional da Luz, o investigador começou por explicar como ocorrem os eclipses. Depois fizemos experiências com lasers e lentes. Vimos que, quando se aponta um laser para a água, este é refletido na água, e quando se aponta para um espelho, o feixe de luz é refletido no teto da sala. Através de um prisma e uma fonte de luz pudemos ver um arco-íris na sala. No final revelou-nos que escolheu ser cientista porque era divertido descobrir e que todas as suas descobertas foram importantes e emocionantes.
Viva a Ciência
52
Plantas e Formigas
Duas atividades únicas
As atividades desenvolvidas na sala de aula foram muito interessantes. Uma das atividades foi sobre formigas. Aprendemos mais sobre a vida destes pequenos insetos e sobre a sua vida em colónias, que se chamam formigueiros. Também realizámos uma atividade sobre as plantas e solos. Estudamos as várias partes que compõem as plantas e descobrimos que elas precisam de ar, de água, de luz e do solo para viverem.
Formigas e Plantas de Solos
Também fizemos experiências com três tipos de solos e vimos as características e diferenças de cada um.
Estas duas atividades foram muito úteis e únicas porque nunca tínhamos visto um formigueiro.
Ciência fluorescente
Ciência Fluorescente
Nesta atividade laboratorial, observámos objetos que brilham no escuro. Uma garrafa de água tónica iluminada com uma luz UV brilha no escuro, é fluorescente. As substâncias que, quando iluminadas pela luz UV, brilham no escuro e mantêm o brilho durante algum tempo são fosforescentes. Os pirilampos, insetos famosos pelo seu brilho noturno, são bioluminescentes.
A física através do Judo
Vibrámos na aula de judo orientada pelo Mestre Miguel Galhardas. Descobrimos a Física através de exercícios de judo. Confirmámos que a força é importante para movermos objetos e quanto maior é o objeto, mais força temos de fazer para o mover.
Dóing
No espaço Dóing podemos experimentar, construir e aprender. Fizemos aviões de papel e testámos a aerodinâmica. Construímos uma máquina de rabiscos e funcionou. Explorámos circuitos elétricos, tubos de vento e circuitos para berlindes numa parede
Loucamente
SE QUER PERDER MEDO… não deixe de visitar a exposição LOUCAMENTE. Aqui poderá desvendar alguns problemas da mente e descobrir formas de os superar.