EB1 Prof.ª Aida Vieira e EB1 Dr. Nuno Cordeiro Ferreira
Escola Ciência Viva - ID: 913
54
Viva a Ciência
À descoberta da Escola Ciência Viva
Durante uma semana os alunos do 3º ano da EB1 Prof.ª Aida Vieira e da EB1 Dr. Nuno Cordeiro Ferreira foram cientistas na Escola Ciência Viva.

Há Física no judo!
Que ligação haverá entre o Judo e a Física? No tapete Miguel Galhardas conseguiu levar alunos e professoras a questionar, experimentar e concluir que entre quedas, cambalhotas e abraços surgem as leis de Newton: o princípio da inércia e o equilíbrio, a relação entre a massa e a aceleração e a força que um corpo recebe como consequência da força que ele aplicou.
Encontro com o Cientista
Conhecemos José Granadeiro, biólogo e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, veio falar-nos sobre aves. Começou por explicar-nos o seu interesse pelas aves e mostrou-nos imagens de diferentes espécies. Vimos que as aves existem em todo o lado. Tivemos oportunidade de ver e manusear ossos de cegonha que são ocos mas muito resistentes. No final fizemos um jogo onde tínhamos de procurar imagens de aves, identificá-las através de um guia de identificação e recebíamos uma pena cor-de-rosa. Foi muito interessante, aprendemos muito e o professor José Granadeiro era muito simpático!
Viva a Ciência
54
Bactérias à nossa Mesa
Queijo Fresco
Entrámos na cozinha e nas bancadas esperava-nos uma receita de queijo fresco para confecionarmos.
Alguns de nós começaram por dizer: “Não gosto de queijo fresco!”.
Vestimos os aventais, lemos todos os pontos das nossas receitas e pusemos mãos à obra seguindo as instruções
Confeção de queijo fresco
Temperámos os queijinhos com orégãos, canela e açúcar amarelo, pimenta e sal e mel.
Por fim saboreámo-los com umas tostinhas e muitos já diziam: “Que bom! Já gosto de queijo fresco!”
Mistério na escolinha
Desaparecimento misterioso!
Havia desaparecido uma obra de arte na Escola Ciência Viva e o mistério pairava no ar. Para ajudar a encontrar o culpado, os alunos tiveram de desenvolver um trabalho de pesquisa no laboratório, analisando todas as pistas encontradas. Com todo o empenho e dedicação dos alunos, foi possível descobrir o que aconteceu e recuperar a obra de arte.
Foguetões de água
O foguetão de água foi uma atividade que gostámos muito. Utilizámos uma garrafa de Coca-Cola, água, ar e de seguida foi lançado para o céu. Houve uns que voaram mais alto do que outros, mas todos conseguimos.
Loucamente
Durante a nossa semana na Escola Ciência Viva, visitámos a exposição “Loucamente” que aborda alguns assuntos relacionados com a saúde mental. Nesta exposição aprendemos, esclarecemos dúvidas e ultrapassámos medos! Foi muito divertido.
Casa Inacabada
Tínhamos uma casa para acabar de construir. Organizados e a trabalhar como uma equipa que somos, conseguimos realizá-lo na perfeição. Na hora de arrumar, não fomos tão organizados, mas também fizemos um bom trabalho!