EB1 Pe. J. Manuel Rocha e Melo e EB1 B.º Madre Deus
Escola Ciência Viva - ID: 914
55
Viva a Ciência
Experiência Única!
Somos alunos de 3.º ano das EB1 Padre José Manuel Rocha e Melo e EB1 B.º Madre Deus. Frequentámos a Escola Ciência Viva e foi uma semana fantástica de experiências únicas!

Mistério na Escolinha
Desapareceu um desenho da parede e apareceu um inspetor que pediu ajuda para recolher provas. No laboratório, examinámos as provas e descobrimos o culpado. Ainda estamos indecisos porque não sabemos se o crime foi verdadeiro ou inventado, mas foi divertido participar na investigação.
Encontro com o Cientista
Conhecemos a cientista Maria do Carmo Fonseca. O seu laboratório é no Hospital de Santa Maria, Lisboa. Estudou Medicina e, neste momento, dedica-se à Biologia Molecular e faz experiências com genes. É importante conhecermos o nosso ADN para compreender e evitar doenças genéticas (que já nascem connosco). Falámos acerca da vontade que os cientistas têm de inventar e contamos-lhe todas as coisas que gostávamos de criar. Ficámos a saber que os cientistas precisam de dinheiro para fazer experiências e os países sem dinheiro não têm cientistas. Gostámos muito de conhecer uma cientista a sério.
Viva a Ciência
55
Fizemos manteiga na sala de aula!
Produtos derivados do leite
Na Cozinha é um Laboratório aprendemos a fazer queijo fresco e na sala de aula quisemos fazer outros produtos derivados do leite. Primeiro vimos um vídeo de uma menina da nossa idade a fazer manteiga. Decidimos experimentar! Utilizámos dois métodos. Método 1: com natas e uma batedeira manual batemos as natas. Primeiro as natas transformaram-se no que parecia chantilly e pouco depois em manteiga. Adicionámos um pouco de sal, mesmo muito pouco porque se diz que muito sal não é saudável! Depois provámo-la com tostas.
Manteiga
Método 2: enchemos até meio uma garrafa de água vazia com leite do dia. Chocalhámos a garrafa durante quase todo o dia, fizemo-lo à vez!
No fim do dia vimos pequenos pedaços de manteiga a juntar-se à superfície do leite. Era quantidade pequena e não conseguimos provar.
Exposição Pordata Viva
Pordata Viva
Durante a nossa semana na ECV, foi inaugurada uma nova exposição: a Pordata Viva e nós fomos os primeiros a visitar e a experimentar. Nesta exposição, os dados são apresentados de uma forma muito diferente e divertida. Gostámos muito dos módulos: DJ Data, Eu e os Dados e Dados em Relevo. O João e a Sara da nossa turma foram entrevistados pela televisão no dia da inauguração e ficaram muito bem na reportagem.
Loucamente
A exposição Loucamente ajudou-nos a entender as doenças mentais e os possíveis tratamentos. Algumas experiências foram assustadoras, outras mais divertidas. Gostámos muito dos óculos de realidade virtual e do triturador de problemas.
Máquinas simples e Legos
Realizámos uma atividade onde aprendemos o nome de algumas máquinas simples: alavanca, roda dentada, roldana. Construímos modelos das máquinas com peças Lego e discutimos onde podemos encontrar máquinas simples nos objetos que nos rodeiam.
Foguetões de Água
Construímos modelos de foguetão com garrafas de 1L, enchemos as garrafas com água e ar sob pressão. A pressão da água e a força da água a sair, fez o foguetão voar! E nós aprendemos o que é a força de propulsão!