EB1 Alta de Lisboa e EB1 Natália Correia
Escola Ciência Viva - ID: 915
56
Viva a Ciência
Semana da Ciência
As escolas EB1 Alta de Lisboa e EB1 Natália Correia trouxeram os seus alunos do 3.º ano, para passarem uma semana cheia de experiências na Escola Ciência Viva.

A bicicleta voadora
A bicicleta voadora está a alguns metros do chão, cerca de seis metros. Mesmo quando se toma balanço, mantemos o equilíbrio. A força da gravidade puxa, a pessoa que está na bicicleta, para o solo. Se o centro da gravidade estiver acima do ponto de apoio de um objeto, este desequilibra-se e cai. Nesta bicicleta o contrapeso está por baixo do ponto de apoio e assim equilibra-se.
Encontro com o Cientista
Fomos ao Instituto Superior de Agronomia onde as cientistas Ana Rodrigues, Carla Faria, Raquel Lobo do Vale e Carla Nogueira nos receberam. Fomos às estufas e mostraram-nos algumas plantas, flores e árvores. Depois a cientista Ana Rodrigues levou-nos para duas salas do instituto, aí as turmas separaram-se; metade foi para um laboratório observar as células (organelos) das plantas e a outra foi conhecer algumas raízes, folhas e outras partes constituintes das plantas. Depois as turmas trocaram de laboratório. No final a cientista Ana Rodrigues tirou-nos uma foto de grupo, com uma máquina especial.
Viva a Ciência
56
Revelada a Inteligência das Plantas
Novas descobertas
Pesquisas recentes revelaram que as plantas têm linguagem, memória, cognição e são capazes de fazer escolhas. Investigadores desvendaram o mecanismo da inteligência vegetal e mostram como as plantas passaram a ter um status de criaturas autónomas e sensíveis. Em 1880, o naturalista britânico Charles Darwin foi o primeiro a escrever que as extremidades das raízes vegetais agiam como o cérebro de animais inferiores. Desde então, cientistas descobriram que as plantas atuam também como se tivessem linguagem, memória, visão, audição, defesas e cognição.
Plantas Inteligentes
Percebem-se como indivíduos e são capazes de fazer escolhas.
Um dos estudos mais recentes, divulgado no fim do ano passado na revista Ecology Letters, mostrou como as plantas comunicam por meio de compostos voláteis.
Casa Inacabada
A casa Inacabada
Fomos à casa Inacabada devidamente equipados com toucas e capacetes. Tivemos 10 minutos para construir a casa, estava quase terminada! Passando este tempo desconstruímos a casa para esta voltar a ficar inacabada. Por alguns minutos fomos engenheiros civis, em ponto pequeno.
Auditório Mariano Gago
No dia 26 de Abril celebrou-se a adesão de Portugal ao CERN, e prestou-se homenagem à memória de José Mariano Gago, com a atribuição do seu nome ao auditório do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.
Sapo Cocas vive na Costa Rica
O investigador Brian Kubicki descobriu uma nova espécie de sapo semelhante ao Sapo Cocas, da série os Marretas. Chama-se Hyalinobatrachium dianae e o seu habitat natural é na Costa Rica.
Encontrados ovos intactos de dinossauro
Um grupo de arqueólogos encontrou 43 ovos de dinossauro fossilizados, que estavam enterrados numa zona em obras em Heyuan, cidade da província de Cantão, no sul da China. Os ovos são grandes e um deles apresenta um diâmetro de 13 centímetros.