EB1 S. Condestável e EB1de Caselas
Escola Ciência Viva - ID: 916
51
Viva a Ciência
Cientistas por uma semana
Os alunos do 2.º ano das escolas EB1 S. Condestável e EB1de Caselas passaram uma semana na Escola Ciência Viva.

Plantas e Solos
O que as plantas necessitam para viver? Quais são as partes da planta e as suas funções? Estas e outras questões fizeram parte da atividade sobre plantas e solos. Os alunos começaram por fazer uma revisão das partes constituintes da planta e respetivas funções e de seguida analisaram três tipos de solos, registando as diferenças entre eles.
Encontro com o Cientista
Vanda Brotas foi a cientista convidada para o Encontro com o Cientista. Investigadora e professora no Centro de Oceanografia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Até há pouco tempo pensava-se que o oxigénio necessário para respirarmos vinha só das plantas. Hoje em dia sabe-se que metade do oxigénio que respiramos também provém das algas do mar. Os alunos ficaram também a saber que os satélites conseguem captar as várias cores do mar e com elas criar uma escala para perceber onde há mais plâncton e estudar as alterações climáticas estão a afetar a vida marítima.
Viva a Ciência
51
Viagem pelo sistema solar
O Espaço dentro da sala
A investigadora Cátia Cardoso, coordenadora do Projeto ESERO Portugal, levou os alunos a uma viagem pelo sistema solar. Começou por esclarecer que um astrónomo estuda os astros e foi falando dos astros que constituem o sistema solar. No sistema solar existe uma estrela que é o Sol, as estrelas são esferas de gás que produzem muita energia. O sol está parado e são os planetas que giram em torno dele. Na viagem pelo sistema solar houve paragem em cada um dos planetas para se descobrir as suas características.
Investigadora Cátia Cardoso
No sistema solar também existe asteroides, feitos de rochas, e cometas que são feitos de rocha e gelo.
Cátia Cardoso não se esqueceu de falar dos planetas anões, dos satélites naturais, como a lua e, também, dos artificiais.
Queijo fresco
Bactérias à nossa mesa!
A partir da receita do queijo fresco os alunos aprenderam a importância de algumas bactérias na alimentação. E como terá surgido o queijo? Ao longo do processo da realização da receita conheceram a história do queijo e aprenderam palavras novas como: pasteurizado, UHT, coalho, coalhada, gobelé. No final provaram os queijinhos realizados!
Planeta GJ581d
Foi confirmada a existência do Planeta GJ 581d, por investigadores da Universidade de Queen Mary, de Londres. Descoberto em 2009, trata-se do primeiro planeta parecido com a Terra a orbitar a zona habitável da estrela Gliese 58.
Segredo dos Camaleões
Biólogos da Universidade de Genebra descobriram que os camaleões mudam de cor devido aos cristais existentes nas células cutâneas. Para além disso, eles possuem uma segunda camada de células que refletem a luz e ajudam-nos a arrefecer o corpo.
Novo fóssil marinho
Investigadores das Universidades de Yale e de Oxford descobriram um fóssil semelhante a um crustáceo com dois metros de comprimento, que terá habitado os mares há 480 milhões de anos e que se alimentaria como o fazem as baleias.