EB1 Teixeira de Pascoais e EBI Patrício Prazeres
Escola Ciência Viva - ID: 917
57
Viva a Ciência
Novos alunos na Escola Ciência Viva
Durante uma semana os alunos do 3º ano da EB1 Teixeira de Pascoais e da EBI Patrício Prazeres formaram uma equipa de pequenos cientistas muito curiosos.

Exposição Dóing
A visita à exposição Dóing é sempre um sucesso. Fomos divididos em cinco grupos e construímos circuitos elétricos, aviões de papel, máquinas de rabiscos, pistas de berlindes e objetos variados para colocar dentro dos tubos de vento. A nossa imaginação esteve sempre a trabalhar! O mais difícil mesmo foi vir embora.
Encontro com o Cientista
Adorámos esta atividade! Conhecemos a cientista Sofia Lourenço e ficámos a saber muito sobre morcegos. Antes do encontro pesquisámos sobre o tema na internet e construímos várias questões para lhe colocar. Vimos um morcego pigmeu (o mais pequeno existente em Portugal) e ficámos a saber como nascem e vivem, como se agarram e se alimentam ou quantas horas dormem. No fim desta simpática conversa, fomos “pequenos cientistas” e “descemos” à gruta com lanternas e camaroeiros para apanhar morcegos de peluche, que depois identificámos, medimos o tamanho das asas e das orelhas, pesámos e verificámos a cor.
Viva a Ciência
57
Os melhores queijos frescos!
Na cozinha laboratório da Escola Ciência Viva
Afinal a cozinha é um laboratório onde fazemos experiências saborosas!
Aprendemos que para fazer queijo fresco precisamos das bactérias que ajudam o leite a transformar-se em queijo.
Nós fizemos queijo fresco em apenas uma hora! Usámos coalho para transformar o leite numa pasta mais ou menos sólida – a coalhada. Foi uma grande descoberta!
Bactérias à nossa mesa
No final temperámos os queijos com sal e pimenta, orégãos, açúcar e canela e mel e depois fomos provar os queijinhos frescos. Deliciosos!
Fizemos os melhores queijos do mundo!
Mistério na Escolinha
Mistério na Escolinha
Logo pela manhã fomos recebidos com uma triste notícia, o desaparecimento de um desenho afixado na parede da Escolinha. Pediram-nos ajuda para resolver o mistério.Arregaçámos as mangas e fomos para o laboratório examinar as provas.
Analisámos a terra deixada no chão, a tinta com que a mensagem foi escrita, as impressões digitais num copo e ainda fibra encontrada.Com os resultados, chegámos ao culpado.
A casa inacabada é radical!
Nós tínhamos uma missão: construir as paredes da casa em dez minutos.
Fomos uns construtores muito bons! Conseguimos construir quase todas as paredes. Atenção nesta casa é obrigatório usar capacete de proteção e seguir as regras de segurança.
Comboios e magnetismo
Sabes o que é um maglev? É um comboio muito rápido que se movimenta com a força do magnetismo e que levita sobre os carris.
Na sala também fizemos experiências com ímanes e testámos as forças magnéticas da atração e repulsão.
Foguetões de água com muita pinta!
Na nossa escola construímos foguetões que levámos para a Escolinha do Pavilhão. Os foguetões foram feitos com garrafas de plástico e cartolina. Enchemos com água e bombeámos ar para o interior das garrafas. Foi lindo vê-los subir no ar!