EB1 de Caselas e EB1 José Salvado Sampaio
Escola Ciência Viva - ID: 948
62
Viva a Ciência
Uma semana inesquecível
Alunos do 3º ano da EB1 de Caselas e EB1 José Salvado Sampaio passaram na ECV uma semana inesquecível, aproveitando as últimas semanas da PORDATA e Vê Faz Aprende.

Pequenos cientistas descrevem a ciência
Para mim ser cientista é ser o primeiro a inventar coisas malucas, inventar um foguetão que voe e coisas que mais ninguém faz. Eu adorava ser um cientista maluco: os cientistas são os maiores inventores.(3ºB)
A ciência é um explorador que explora muitas plantas planetas e etc. Fazer ciência é muito divertido e principalmente com mais pessoas porque explora-se mais rápido.(3ºA)
Encontro com o Grupo de Investigadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera
Esta semana o Encontro com o Cientista foi diferente. Visitámos os laboratórios do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e, em vez de um(a), pudemos conhecer vários investigadores.
No laboratório de amostragem biológica, observámos, pesámos, medimos e dissecámos dois tipos de peixes: peixes ósseos e peixes e cartilagíneos. No laboratório de oceanografia química, com a ajuda das investigadoras, determinámos a salinidade da água usando um refratómetro e pudemos analisar a quantidade de matéria em suspensão.
Fomos verdadeiros investigadores do mar!
Viva a Ciência
62
EXPERIÊNCIAS A VALER
A ciência é uma brincadeira
A turma do 3.ºB da EB1 Prof. José Salvado Sampaio realizou inúmeras e divertidas atividades no Pavilhão do Conhecimento. Uma delas foi a ida à Dóing. Na Dóing a nossa imaginação e vontade de explorar soltou-se. Construímos pistas para berlindes rolarem, aviões de papel que nunca fizeram o percurso de ida e volta, paraquedas meio “estrambólicos” que voavam num tubo de vento.
Cientistas a trabalhar na Oficina Dóing
Tocámos campainhas, acendemos lâmpadas ligando circuitos elétricos. Rabiscámos uma folha de papel com a nossa máquina de rabiscos.
No fim, sentimo-nos uns verdadeiros cientistas!
Sonda Curiosity
Água em Marte
O 3º ano da escola EB1 de Caselas esteve na Escola Ciência Viva a aprender muito. Durante esta semana maravilhosa os cientistas fizeram uma descoberta incrível: Água em Marte. Falámos sobre o planeta Marte, que é conhecido pelo planeta vermelho, aprendemos que a Sonda Curiosity recolhe fotografias e amostras de solo do planeta. A água que descobriram é muito importante porque pode significar que já existiu vida naquele planeta.
A casa inacabada – Toca a trabalhar!
Até nos intervalos divertíamo-nos a valer! De capacete na cabeça virámos construtores.
Um desafio nos foi lançado: “Trabalhar em equipa para a casa acabar”.Tijolos grandes e pequenos, uma grua a ajudar, metemos mãos à obra com todos a colaborar.
O que é a ciência?
A ciência é trabalhar com muito silêncio para nos concentrarmos. Também é preciso investigar muito antes de darmos o primeiro passo para saber a resposta que vamos dar. A ciência é exposição e arte. A arte pode não ficar tão perfeita.(3ºA)
Prémio Nobel da Física
O Nobel da Física foi atribuído a Takaaki Kajita e Arthur McDonald que descobriram que os neutrinos (partículas obtidas nas desintegrações atómicas) mudam conforme as interações que sofrem. É uma descoberta importante para o estudo da Física.