EB1 S. José e EB1 Pedro Santarém
Escola Ciência Viva - ID: 951
64
Viva a Ciência
Uma semana recheada de descobertas dentro e fora de portas
Os alunos do 3º ano da EB1 S. José e EB1 Pedro de Santarém com a cientista Raquel Barata no Jardim Botânico da Universidade de Lisboa.

Pequenos cientistas descrevem a ciência
A ciência é uma diversão para pôr a tua vida mais fácil e não para complicar. Quando for grande vou ser cientista e vou fazer um automóvel do tempo. Essa foi a coisa mais divertida que eu imaginei.(3ºB)
A ciência é inventar poções tipo as dos cientistas: a poção do amor foi o que eles inventaram com uma concentração única.(3ºA)
Encontro com a investigadora Raquel Barata
A investigadora Raquel Barata, que é bióloga e botânica, mostrou-nos de uma forma muito especial o Jardim Botânico de Lisboa. Com um mapa e uma chave dicotómica numa mão e o espírito de cientista na outra, partimos à descoberta deste jardim que tem plantas de todo o mundo. Na primeira fase fizemos em conjunto a identificação das espécies, mas no final da visita já trabalhávamos sozinhos. Aprendemos a identificar algumas plantas que são nativas de Portugal, como o sabugueiro ou o pinheiro manso. Tivemos ainda oportunidade de conhecer a araucária, uma espécie não nativa, do tempo dos dinossauros.
Viva a Ciência
64
Dóing
O Dóing é uma oficina ótima para trabalhar feita à nossa medida
Foi tão divertido fazermos atividades tão simples, mas que nos deixaram tão felizes. Tão simples como fazer um avião de papel, mas não um avião qualquer, um que fosse capaz de voar bem longe… Ou mesmo imaginar e construir pequenas “engenhocas” capazes de subir bem alto no tubo do vento. Rabiscámos à vontade, construindo as nossas máquinas de rabiscos.
A nossa felicidade…
Da nossa máquina de rabiscos partimos à descoberta de crocodilos, que estavam à nossa espera, na mesa dos circuitos eléctricos.
Para finalizar esta oficina projetámos e construímos uma verdadeira pista… mas para berlindes. E não nos saímos nada mal…
Alunos da turma 3º F da EB1 de S. José
Nós somos o que bebemos...
Na atividade “Nós somos o que bebemos” aprendemos sobre a filtração da água. A água que vem dos rios é acumulada nas barragens e depois segue por um tubo para uma Estação de Tratamento de Água onde é limpa. Para experimentar filtrar a água, utilizámos quatro dos seguintes materiais: garrafa de água, algodão, collants, berlindes, carvão, areia e cascalho colorido. No final deitámos água suja para o filtro para ver como esta saía.
O que explorar no Jardim da água?
No Jardim da água existe um mundo para explorar… Um mundo cheio de animais: girinos, sapos e peixes não podiam lá faltar e até dois lagostins nos vieram visitar. Muitas aventuras viveram estes exploradores num simples intervalo depois do almoço.
Afinal o que é a ciência?
A ciência é fazer experiências e responder a perguntas que nos perguntam porque ser cientista é um trabalho muito importante e para as pessoas curiosas e que querem descobrir outras coisas e investigar plantas. (3ºA)
Laser Lab desvenda…
…que a luz do sol é branca.
No laboratório, os alunos aprenderam que o olho é constituído por: córnea, pupila, cristalino, retina e nervo ótico. Também descobriram como se forma o arco-íris e que o pixel do telemóvel só tem três cores.