EB1 Alexandre Rodrigues Ferreira e EB1 Maria da Luz de Deus Ramos
Escola Ciência Viva - ID: 952
65
Viva a Ciência
Cientistas em rotação
Os alunos do 3º ano da EB1 Alexandre Rodrigues Ferreira e EB1 Maria da Luz de Deus Ramos junto ao pêndulo de Foucault. Estão quietos ou em rotação com a Terra?

Pequenos cientistas descrevem a ciência
A ciência é um sítio onde se fazem químicos e tem cientistas. A ciência é bonita e é um lugar onde se tem paz, luz e ciência. É gira e eu gosto. Muito sossegados, fazemos experiências porque se fizermos mal aquilo rebenta.(3ºA)
Os cientistas trabalham com dinossauros.(3ºB)
Encontro com o investigador João Russo
Estivemos com o paleontólogo João Russo que trabalha no museu da Lourinhã. Ele falou-nos das técnicas que os investigadores usam para desenterrar fósseis e como é o seu trabalho no laboratório.
Descobrimos que as galinhas descendem dos dinossauros e que o museu da Lourinhã é dedicado aos dinossauros.
Na Lourinhã encontraram fósseis que pertenciam a um dinossauro terópode carnívoro, que viveu durante o Jurássico Superior, a quem chamaram Lourinhanosaurus.
Os dinossauros extinguiram-se da Terra há 65 milhões de anos. Foi uma viagem pelo tempo em que aprendemos muito.
Viva a Ciência
65
Exploração da fauna e flora do Jardim de Água
Um espaço para investigar
No último dia da semana na Ciência Viva os alunos do 3.ºA da EB1 Alexandre Rodrigues Ferreira, voltaram ao Jardim da Água. Desta vez percorreram o espaço com muita atenção, tentando investigar que seres vivos conseguiam encontrar. O Tiago Sebastião Gavrilas foi o primeiro a descobrir! Parecia uma lagosta, mas era um lagostim! Em seguida outros colegas conseguiram descobrir um escaravelho, uma rã e alguns girinos.
Todos se sentiram uns verdadeiros cientistas a investigar no terreno!
O primeiro lagostim que encontrámos
Durante a investigação aos seres vivos do Jardim da água, o João Paulo descobriu um pedaço de bambu solto, com raiz e tudo!
Como o João Paulo toca flauta transversal, pediu se podia levar a cana de bambu para casa, para com a ajuda do pai a transformar numa flauta de bisel!
A Viva a passear connosco
A Escola Ciência Viva
No Pavilhão do Conhecimento há uma bicicleta voadora, é verdade! Ela faz-nos sentir tanto medo mas é bem fixe e dela nunca se cai. Anda sobre um fio, muito alto do chão, que tem por debaixo um peso bastante forte que faz o equilíbrio da pessoa que estiver em cima dela. Lá na Escola há tantas coisas divertidas...Há robôs a andar por todo o lado. A robô «Viva» era a mais gira. Adorávamos que a Viva pudesse andar connosco na escola.
O que é um lagostim?
Lagostim é o nome que vulgarmente se dá a várias espécies de crustáceos decápodes, semelhantes à lagosta, mas de tamanho inferior.
Afinal o que é a ciência?
Eu descobri que a ciência não é só fazer químicos, mas sim, ser paleontólogo. Descobrir outras coisas, por exemplo: fósseis de dinossauros, plantas, peixes, flores e papagaios. Também há animais que hoje em dia fazem parte da nossa humanidade.
Pontes Seguras
Quem é que sabe construir pontes seguras? Nós já descobrimos como é. Fizemos equipas e com cartão, palhinhas, pauzinhos de espetadas, fio, fita-cola e plasticina e construímos as nossas pontes. Depois testámos e só uma é que aguentou!