EB1 Actor Vale e EB1 Arco-Íris
Escola Ciência Viva - ID: 965
69
Viva a Ciência
Cientistas contagiados…mas não é preciso isolar a área!
Os alunos do 4.º ano das escolas EB1 Actor Vale e EB1 Arco-Íris visitaram a exposição Viral, que fala sobre vírus e contágio, e avisam: é mesmo uma exposição contagiante!

Pequenos cientistas descrevem a Ciência
A ciência é o estudo adquirido pelo homem acerca do mundo através da observação, e também é química e biologia. (4.ºB)
A ciência é experimentar e inventar coisas novas e misturar líquidos. Conhecer outros planetas como Marte, Vénus, Saturno, Neptuno, etc. É experimentar coisas novas, descobrir novos medicamentos, etc. (4.ºA)
Encontro com o investigador David Avelar
O encontro com o biólogo David Avelar começou num dos anfiteatros da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O David Avelar estuda as alterações climáticas e mostrou-nos imagens de como se avalia a temperatura do ar, os anéis de crescimento das árvores, os corais do fundo do mar e o gelo. De seguida, falou-nos sobre a diversidade da vida(biodiversidade). Para estudar a biodiversidade temos de perceber a quantidade de espécies que existem e as suas relações. No final da sessão visitámos a estufa onde vimos plantas a crescer dentro de água e a horta onde pudemos observar diferentes espécies.
Viva a Ciência
69
Vamos descobrir os Morcegos
No mundo existem 1100 espécies de morcegos. Em Portugal existem 27 espécies e são todas insetívoras.
Os morcegos vivem em colónias em diversos locais como grutas, minas, árvores, telhados, sótãos e noutros locais. Os morcegos dormem pendurados de cabeça para baixo e esta posição é ideal para iniciarem o voo. Eles não fazem ninhos.
Os morcegos são os únicos mamíferos que voam, o que lhes permite percorrer grandes distâncias entre os seus abrigos e as áreas de alimentação. Eles veem bem durante o dia e, para caçarem à noite, utilizam a ecolocalização.
Colónia de morcegos-de-peluche e morcego-de-ferradura-grande
Os morcegos contribuem para o controlo das pragas ajudando os agricultores e desempenhando um papel muito importante na manutenção dos ecossistemas.
Os morcegos são ameaçados devido ao corte de árvores, à invasão das grutas e devido ao uso excessivo de pesticidas.
Alunos da EB1 Arco-Íris a explorar os módulos da exposição Viral
Regresso à Escola Ciência Viva
Na exposição “Viral” aprendemos muitas coisas. Logo à entrada tivemos que passar por um túnel virulento que lançava vírus e bactérias. Já na exposição aprendemos diferentes formas de contágio, vimos qual o nosso peso em vírus, fizemos um jogo muito divertido apanhando muitos vírus em forma de peluche e ainda brincámos num módulo que nos ensinava como podemos contagiar muita gente. Nós adorámos! Venham também divertir-se!
Os foguetões voam bem alto!
Num dos intervalos, fizemos voar os foguetões que construímos e decorámos a gosto. O monitor ensinou-nos que, para voarem bastava água, ar e um pouco de paciência. Foi divertido ver que alguns deles chegavam bem alto! Adorámos a experiência!
Afinal o que é a ciência?
A ciência é um trabalho em que se faz biologia ou “Biodiversidade”, que é estar a estudar a vida do nosso planeta como: as plantas não são iguais entre espécies. Na ciência também dá para fazer robôs através da tecnologia.
Exposição Espinafres & Desporto
Visitámos a exposição Espinafres & Desporto. É muito divertida. Podes fazer exercício físico e perceber o que acontece ao teu corpo, medir a tua tensão arterial e fazer um check-up. Uma exposição a não perder, que te ajudará a ficar em forma!