EB Vale de Alcântara e EB do Castelo
Escola Ciência Viva - ID: 967
70
Viva a Ciência
Alunos e robôs na Semana da Ciência e Tecnologia 2015
Os alunos do 4.º ano das escolas EB Vale de Alcântara e EB do Castelo visitaram a Viva e a exposição Robôs 2.0 no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia 2015.

Pequenos cientistas descrevem a Ciência
A ciência é onde se trabalha com químicos, onde se usa uma bata branca e se faz experiências. Os cientistas, de vez em quando, usam uns óculos para os químicos inflamáveis. Eles experimentam coisas e analisam-nas. (4ºA)
A ciência é descobrir como são as coisas. Descobrir como é luz solar, misturar líquidos científicos, explorar os mundos fantásticos que há em vários países. (4ºB)
Encontro com a investigadora Cátia Cardoso
O nosso encontro com a astrónoma Cátia Cardoso foi uma grande viagem pelo espaço. A investigadora começou por dizer que era uma semana especial porque era a Semana da Ciência e Tecnologia. Mostrou-nos o 1.º telescópio que Galileu usava e aqueles que se usam hoje em dia. Com a ajuda do boneco Paxi ficámos a saber mais sobre os astros que constituem o sistema solar e vimos imagens dos planetas. Mostrou-nos que também há outras formas de conhecer o espaço usando sondas como a Rosetta que foi enviada para o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Para terminar mostrou um pôr-do-sol marciano.
Viva a Ciência
70
“Minhoquices” no laboratório da Escola Ciência Viva
Já algum de vocês tocou numa minhoca?
A turma do 4.ºC já! A Escola Ciência Viva fez-nos o desafio de irmos para o laboratório fazer uma atividade com minhocas. Fomos cobaias nesta atividade com muito gosto! Trabalhámos sempre em equipa. Aprendemos muitas coisas, imaginem vocês que existem 15000 espécies de minhocas! Foi fantástica esta atividade!
Minhoquices em ação
Cada grupo tinha uma pergunta e em seguida, arregaçámos as mangas das batas e fomos ver e tocar nas minhocas!! Vimos as diferenças das minhocas e das lagar
Aprendemos muitas coisas, imaginem vocês que existem 15000 espécies de minhocas! Foi fantástica esta atividade!
Fotografia de uma dáfnia através do microscópio
Microcrustáceos de água doce
No Pavilhão do Conhecimento visitámos o laboratório e observámos no microscópio uma Dáfnia (microcrustáceo). Têm uma carapaça fininha, pequenas patinhas para se moverem e um tubo digestivo, o resto é constituído por água. São animais filtradores. A sua reprodução pode ser feita de duas formas: através de réplicas idênticas à progenitora ou, quando as condições não são favoráveis, é necessário um macho para fertilizar os ovos.
Pontes seguras!
Fomos engenheiros: primeiro fizemos o projeto da nossa ponte e de seguida, com cartão, pauzinhos de espetadas, plasticina, fita-cola, fios e arames construímos as nossas pontes.No final a Lúcia fez o teste e não é que todas as pontes passaram?!
Afinal o que é a ciência?
A ciência tem: química, física, biologia, astronomia… A química é juntar líquidos. A física é aproveitar o que há na natureza e fazer experiências. A biologia é estudar animais e saber o que está dentro deles. A astronomia é estudar o espaço.
O que são cometas?
Os cometas são astros que giram à volta do Sol. Têm uma particularidade, uma vez que são formados essencialmente de gelo. Ao aproximarem-se do Sol aquecem e o gelo transforma-se em vapor. Depois forma-se a tão famosa cauda dos cometas.