EB Teixeira de Pascoais e EB Pedro de Santarém
Escola Ciência Viva - ID: 968
71
Viva a Ciência
De pés assentes na Terra e com a cabeça no Sistema Solar
Os alunos do 4.º ano das escolas EB Teixeira de Pascoais e EB Pedro de Santarém visitaram o Planetário Calouste Gulbenkian e assistiram à sessão Brincar com as Estrelas.

Pequenos cientistas descrevem a Ciência
A ciência é o que nos faz aprender coisas difíceis de uma forma fácil. (4.º A) Um cientista é alguém que tenta fazer descobertas na sua área e pesquisa muito além de estudar o que já foi descoberto. E também é uma pessoa curiosa no que faz, muito persistente e com bastante método. Um cientista divulga todos os resultados conseguidos com os seus colegas e ajudantes. (4.ºB)
Encontro com o investigador Pedro Machado
No Planetário, conversámos com o astrofísico Pedro Machado que nos disse que também ele tinha visitado o Planetário quando era pequeno e que isso o ajudou a interessar-se por astronomia. Explicou-nos que é especialista no estudo das atmosferas dos planetas. Mostrou ainda uma imagem de como se formou o sistema solar e disse-nos que a matéria da qual somos feitos resulta da formação de estrelas. Nós somos feitos de pó de estrelas! Falou-nos da órbita da Terra e da Lua e de como influenciam as estações do ano. No final contou-nos sobre diferentes missões espaciais e a chegada do Homem à Lua.
Viva a Ciência
71
Comer bolos pode ser saudável!
Alunos da EB Pedro de Santarém descobrem Madalenas de Vegetais, na cozinha do Pavilhão do Conhecimento.
Afinal os vegetais, não servem só para comermos na sopa! Esta foi a conclusão dos alunos, que durante hora e meia estiveram na Cozinha é um Laboratório. Depois de colocarem os aventais, a excitação e curiosidade tomou conta dos alunos que se interrogavam com o que iam fazer, com as cenouras, curgetes, espinafres e beterrabas, que tinham em cima das bancadas. Depressa descobriram que juntando a farinha, um pouco de açúcar, óleo, ovos e fermento aos vegetais existentes, o resultado seria doce!
A nossa turma a fazer Madalenas de Vegetais
Depois de pesar, triturar, medir, mexer os ingredientes e colocá-los nas formas, ver o resultado do trabalho de grupo foi extraordinário:
Madalenas Coloridas, com todos os nutrientes necessários a uma alimentação equilibrada! Todos provaram e quiseram repetir.
Exemplo de uma ponte que resisitiu a todos os testes
Futuros engenheiros de sucesso
A partir de diversos materiais: cartões, cordéis, paus de espetada, palhinhas, arames, …, em equipa, planificámos as nossas pontes, com o objetivo de serem resistentes e seguras. Em seguida, foi só meter mãos à obra. As pontes mais resistentes conseguiram aguentar pesos superiores a 1,100 Kg!
Foi muito divertido e aprendemos que a estrutura de uma ponte é muito importante para o suporte do seu peso e dos veículos que nela circulam.
Acabar uma casa inacabada…
Nem durante os intervalos parámos de nos divertir e aprender!
Das várias atividades que realizámos, a casa inacabada foi, sem dúvida, uma das que mais gostámos, apesar de não a termos terminado. Mas foi por muito pouco…
Afinal o que é a ciência?
A ciência são várias disciplinas que estudam tudo o que está relacionado com uma determinada matéria. Também é descobrir coisas novas através de experiências.
Cientista portuguesa descobre fungos
De acordo com a bióloga Sofia Reboleira, as 2 espécies descobertas em Portugal são "um tipo de fungo altamente especializado". Os seus nomes científicos são Diplopodomyces lusitanipodos e Diplopodomyces veneris, e têm "menos de um milímetro”.