EB Pe. José Manuel Rocha e Melo e EB Leão de Arroios
Escola Ciência Viva - ID: 974
72
Viva a Ciência
Espinafres & Desporto – uma exposição muito desafiadora
Os alunos do 4.º ano das escolas EB Pe.José Manuel Rocha e Melo e EB Leão de Arroios visitaram a Exposição Espinafres & Desporto e divertiram-se muito.

Pequenos cientistas descrevem a Ciência
A ciência estuda as plantas, os astros, os seres humanos e mais coisas. A ciência também estuda os micróbios, e também estuda os vários líquidos. Também dá nomes às coisas que descobre, à água deu o nome de H2O. (4ºB)
A ciência é pesquisar. A ciência é fazer experiências. A ciência é investigação. A ciência é encontrar coisas antigas e novas.(4ºA)
Encontro com os investigadores José Afonso e Hugo Messias
Esta semana fomos recebidos no Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) pelos astrofísicos José Afonso e Hugo Messias. Com José Afonso fizemos uma viagem pelo Sistema Solar e ficámos a conhecer mais sobre os planetas. Depois mostrou-nos imagens de diferentes tipos de telescópios e as suas principais funções. Apresentou-nos também o projeto do maior telescópio espacial que está a ser construído, o qual será enviado para o espaço em 2018. Guiados por Hugo Messias visitámos o OAL, que já tem mais de 150 anos. Ficámos a saber que durante muito tempo foi aqui que se fazia a determinação da hora legal.
Viva a Ciência
72
Espinafres & Desporto - Esta exposição é sobre desporto e alimentação saudável para aprendermos a proteger e a cuidar do nosso corpo
Há muitas estações de desporto e outras tantas sobre alimentação
Gostámos muito da estação “Comando muscular”, em que comandávamos os canais de uma televisão através de pedais. Também gostámos do robot que dava à corda para nós saltarmos ou a “Forma física”, estação em que se sobe e desce para um degrau. As estações de desporto dão saúde, bem-estar e diversão.
Também há estações sobre alimentação, como por exemplo, uma que tem um robot que se pode alimentar e que vai medindo a quantidade de açúcar dos alimentos que lhe damos.
Espinafres & Desporto - uma exposição para testar os nossos limites
Todos os nutrientes fazem falta. Temos de ter atenção para não lhe dar açúcar em excesso, se não toca o sinal de alarme.
Numa outra estação podíamos sentir o cheiro de alimentos, como por exemplo, a canela, o piripiri, o caril, os orégãos.
Uma exposição para visitar e dizer a toda a gente. Vamos torná-la viral!
A exposição Viral
A exposição Viral é sobre os vírus e como se transmitem. A nossa zona favorita era a "bola sonora", porque quando estávamos lá dentro não se ouvia nada e ninguém nos ouvia. Aprendemos que há várias maneiras de contágio. Podemos passar vírus de doenças (ex.: gripe), comportamentos (ex.: a onda no estádio) ou sentimentos (ex.: medo). Foi espetacular e esta exposição vai estar no Pavilhão do Conhecimento até setembro de 2016.
Na Cozinha fizemos Madalenas de Vegetais
Na cozinha aprendemos os nutrientes dos ingredientes que usámos na receita: proteínas, hidratos de carbono, lípidos, vitaminas, sais minerais e fibras. Também aprendemos quais são os micro e os macronutrientes. Todos gostámos das madalenas.
Afinal o que é a ciência?
Afinal a ciência é explorar coisas, falar sobre elas, aprender como funcionam e dizer o que são. Mas a ciência também é pensar no que fazer para funcionar e descobrir porque existem. As pessoas que trabalham na ciência nunca trabalham sozinhas.
Como fazer velas?
Escrever o nome num rolo de papel higiénico.Atar um pavio a um pauzinho. Colocar os rolos num tabuleiro com os pavios pendurados nos pauzinhos. Partir a parafina. Fundir e
vertê-la para dentro do rolo. Deixar arrefecer e arrancar o rolo.Já está!