EB1 Manuel Teixeira Gomes e EB1 S. João de Deus
Escola Ciência Viva - ID: 975
68
Viva a Ciência
Conhecemos o astronauta Jean-Jacques Favier
Jean-Jacques Favier veio à Escola Ciência Viva do Pavilhão do Conhecimento

Pequenos cientistas descrevem a Ciência
Para mim a ciência é fazer experiências científicas. E a ciência pode ser divertida porque se aprende muito.(3ºA)
A ciência é querer saber sempre um pouco mais de cada coisa. Também é fazer experiências e aprender informações sobre cientistas ou coisas do género. Quando estamos a brincar, estamos a aprender ciência, porque o nosso cérebro está sempre a pensar e quer saber mais.(4ºA)
Encontro com o investigador Pedro Lacerda
Esta semana conhecemos o astrofísico Pedro Lacerda que trabalha no Instituto Max Planck na Alemanha. Viajámos pelo sistema solar. Começámos por aprender que a força que mantém a Terra a girar em torno do Sol e a Lua em torno da Terra chama-se força da gravidade. Nomeámos todos os planetas até chegar a Plutão. E aprendemos muitas coisas sobre este planeta anão, entre elas que faz parte da cintura de Kuiper. Vimos ainda a sonda New Horizons que partiu da Terra em 2006 e que só este ano passou perto de Plutão, trazendo imagens fantásticas para analisar. Foi uma viagem muito espAcial!
Viva a Ciência
68
Um astronauta francês de visita a Portugal - Jean-Jacques Favier visitou o Pavilhão do Conhecimento e falou sobre a sua primeira viagem ao espaço.
O 4º A da Escola EB1 São João de Deus conheceram-no e fizeram perguntas sobre missões espaciais.
O astronauta Jean-Jacques Favier era muito simpático. Mostrou-nos um vídeo da sua viagem ao espaço a bordo do Vaivém Espacial Columbia. Essa viagem serviu para estudar como se comporta o corpo humano no espaço, onde não há gravidade, o que acontece com os músculos, com o cérebro durante o sonho, com o exercício físico de todo o corpo em geral, etc. Também nos mostrou como se comportam os líquidos e outros materiais na ausência de gravidade. Ele disse-nos muitas outras coisas e no final da apresentação dele, nós pudemos fazer-lhe ainda muitas outras perguntas.
A nossa turma com o Paxi e com o astronauta Jean-Jacques Favier
Nestas perguntas ficámos a saber que é possível criar um aparelho para fazer com que a nave tenha gravidade no seu interior,mas ainda não foi inventado.
Este astronauta trabalha na ESA. Ele disse-nos que tinha gostado muito de nós e das perguntas que lhe tínhamos feito, o que nos deixou muito contentes.
Pedro Lacerda a explicar as órbitas dos astros que formam a Cintura de Kuiper
Encontro com Pedro Lacerda
No último dia de trabalho na ECV tivemos o encontro com o Astrofísico Pedro Lacerda(Instituto Max Planck). Aprendemos muitas coisas sobre o Sistema Solar e todos os planetas que o constituem. Explicou-nos como as sondas e os satélites conseguem viajar no espaço e transmitir informações para a Terra, sem serem tripulados. A nossa curiosidade aumentou ainda mais, tanto, que este ano vamos trabalhar num projeto sobre astronomia.
Espinafres & Desporto. Que bela Mistura!
Neste espaço faz-se muito desporto, mas com muita diversão… Assim, crianças, irmãos, pais, filhos, avós, netos, tios e outros elementos da família, encontram lá um espaço onde todos podem estar juntos de forma divertida.
Afinal o que é a ciência?
A ciência é um conjunto de curiosidades e conhecimento de tudo. Dentro da ciência, há os cientistas que ajudam a ciência a desenvolver-se! A ciência não é só trabalho, também é diversão, conhecimento… e muito mais! (4ºA)
Física através do Judo
É verdade, o Judo é um desporto com o qual podemos aprender várias leis da física. Tão simples como verificar o movimento do corpo a várias velocidades, com paragens repentinas. Afinal, a física é uma disciplina que está no nosso dia-a-dia.