EB Luz-Carnide e EB Convento do Desagravo
Escola Ciência Viva - ID: 976
73
Viva a Ciência
Incrível: inauguração da exposição Espinafres & Desporto - um dia fantástico!
Alunos do 4.º ano das escolas EB Luz-Carnide e EB Convento do Desagravo inauguraram a exposição Espinafres & Desporto com dança e ginástica e sumos saudáveis à mistura.

Pequenos cientistas descrevem a Ciência
A ciência é uma forma de se descobrir coisas novas e inventar e experimentar coisas novas e poder fazer coisas que nunca ninguém fez. (4.ºB)
A ciência é um trabalho onde aprendemos coisas novas, inventamos outras experiências ou até repetir as mesmas experiências. Na ciência podemos criar, construir, aprender e descobrir. (4.ºA)
Encontro com os investigadores Pedro Lima e Isabel Ribeiro
Esta semana visitámos o Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico. Falámos com a investigadora Isabel Ribeiro para perceber o que é um robô e como funciona.
O investigador Pedro Lima respondeu às nossas perguntas e apresentou os robôs em que estão a trabalhar: o Gasparzinho e o Raposa. O Raposa é um robô que é utilizado para busca e salvamento, que é comandado através de uns óculos. Tivemos a oportunidade de experimentar os óculos e controlar a câmara que está instalada na cabeça do robô. No final, fomos desafiados a estudar muito para podermos ir trabalhar com eles!
Viva a Ciência
73
Inauguração da exposição “Espinafres e Desporto”
A inauguração foi espetacular!
Foi uma sorte ter sido durante a nossa semana Escola Ciência Viva.
Havia várias modalidades desportivas para experimentar: judo, hip-hop, trampolins, uma pista de corrida insuflável e até surf! Depois assistimos a um espetáculo de ginástica rítmica e acrobática que os alunos do Ginásio Clube Português apresentaram. Durante estas atividades podíamos comer fruta e beber uns sumos deliciosos que estavam a ser feitos naquele momento. Quem diria que os espinafres ficavam tão bem num sumo?
Na inauguração, também ficámos a conhecer o Kim Herlev, diretor do Experimentarium.
Inauguração oficial da exposição Espinafres & Desporto
Foi ele que trouxe esta exposição para Portugal e ensinou-nos a dizer o seu nome em dinamarquês - “Sport og Spinat”.
Aprendemos como é importante o desporto e a alimentação saudável e tudo com muita diversão!
Numa semana muito saudável até as madalenas eram verdes… mas deliciosas!
Deliciosa experiência saudável
Na cozinha experimentámos fazer madalenas, não eram de chocolate, mas de vegetais. Devem pensar que sabem mal, mas até eram muito deliciosas e mais saudáveis!
Para fazermos as madalenas precisámos de um vegetal, como a curgete, a beterraba, a cenoura ou o espinafre. Começámos por medir os ingredientes num copo medidor ou na balança e misturámos tudo. Colocámos a massa em formas e foram ao forno.
No fim, falámos sobre os nutrientes.
Explora – a festa dos sentidos!
Esta é uma das nossas exposições preferidas. Gostamos da ideia de poder participar nas experiências e interagir com os objetos. Sentimos que é diferente e muito interessante aprender assim. A exposição não existe sem nós, que a “pomos a mexer”!
Afinal o que é a ciência?
A ciência é uma atividade que nos permite descobrir algo acerca de qualquer coisa e aprofundar o conhecimento sobre algo. Fazem-se experiências e isso é divertido. É preciso trabalhar em equipa porque é mais fácil do que sendo só uma pessoa.
Super contagiante!!!
Na exposição “Viral” aprendemos que não são só as constipações que são contagiantes. Há mais formas de sermos contagiados, como com vídeos da internet, com os risos, as palmas, as músicas, etc.Adorámos estas experiências contagiantes!