EB Adriano Correia de Oliveira e EB Parque das Nações
Escola Ciência Viva - ID: 984
74
Viva a Ciência
Uma viagem de uma semana ao planeta Ciência
Os alunos do 4.º ano das escolas EB Adriano Correia de Oliveira e EB Parque das Nações aceitaram viajar num mundo de desafios científicos.3…2…1…Viva a ciência!

Pequenos cientistas descrevem a Ciência
Para mim a ciência foi inventada para justificar assuntos não identificados por área. Por isso ela foi inventada para descobrir o desconhecido. (4.ºA)
A ciência é uma coisa que faz o planeta evoluir. É divertida e engraçada. A ciência é uma atividade fascinante. Para mim a ciência é uma coisa maravilhosa! (4.ºB)
Encontro com o investigador Horácio Fernandes
Esta semana visitámos o Instituto Superior Técnico e conhecemos o investigador Horácio Fernandes. Com ele descobrimos que nas nossas casas existem mais computadores do que pensávamos. Explicou-nos que até os telemóveis têm um microcomputador que controla o seu funcionamento. E, para termos a certeza, partiu um à nossa frente, mostrando o microcomputador e onde estava escondida a antena. No futuro, todas as máquinas vão estar de alguma forma ligadas à internet.
Acabámos a sessão com uma visita ao e-lab, “laboratório do futuro”, onde pudemos ver experiências científicas que estão online.
Viva a Ciência
74
“Vamos descobrir os morcegos” - A turma do 4.º B da EB Parque das Nações foi descobrir como são os morcegos que habitam o nosso Planeta.
Vivemos uma das melhores aventuras da nossa vida escolar: estivemos na ECV a aprender muito de ciência!
Tínhamos muitas ideias sobre o que são os morcegos: vampiros que chupam sangue, têm dentes afiados, veem mal de dia e bem à noite, são pretos, são perigosos…
Mas, afinal, estávamos enganados!
Os morcegos são mamíferos que vivem em colónias localizadas em grutas, árvores, fissuras… A sua alimentação é bastante variada: insetos, aranhas, centopeias, aves, peixe, fruta, pólen e néctar das flores…Há 1100 espécies no mundo, hibernam e, para se orientarem na escuridão, desenvolveram um sistema chamado ecolocalização.
Biólogos por uma tarde: aqui estamos nós a investigar os morcegos
Mas, o mais divertido de tudo foi estudar os morcegos como se fossemos cientistas: pesámo-los, medimos as suas asas, vimos os seus dejetos para sabermos o
que comem, comparámos os seus membros com os das aves e dos homens e, com tudo isto, conseguimos classificá-los através de chaves dicotómicas.
Na Dóing a explorar os littlebits e na oficina de costura
Vamos brincar ao “Dóing”
Mais um ano a doingar, foi entusiasmante!
Desta vez fomos à Oficina de Costura e ao Littlebits.
Na Oficina de Costura, aprendemos a costurar, demos asas à nossa imaginação, fizemos carteiras, marcadores, porta lápis, imensas coisas!
Littlebits: não fazíamos ideia do que seria! Aprendemos pela 1.ª vez como trabalhar e montar objetos fazendo pequenas ligações eletrónicas
Foi uma emoção, uma verdadeira excitação! Que pena, já acabou.
Exposição Espinafres&desporto
O grande objetivo desta exposição é mostrar-nos que para termos uma vida saudável devemos aliar exercício físico com hábitos alimentares saudáveis. Gostámos de tudo, mas claro que as atividades físicas foram as nossas preferidas! Obrigada ECV.
Afinal o que é a ciência?
A ciência para mim é uma coisa que cada dia vai crescendo cada vez mais. A ciência é natureza, informática e robôs. A ciência é uma coisa muito bonita que dá vontade de experimentar. (4ºB)
Viral, uma experiência contangiante…
Estar no “Viral” foi uma grande aventura, nunca nos tínhamos apercebido das diferentes formas de contágio.
Aprendemos muito e tu de que estás à espera? Se não sabes nada sobre vírus…vai à exposição Viral! Vais ficar contagiado.