EB B.º da Madre de Deus e EB Paulino Montez
Escola Ciência Viva - ID: 985
75
Viva a Ciência
Espinafres & Desporto no intervalo – Vamos jogar?
Os alunos do 4.º ano das escolas EB B.º da Madre de Deus e EB Paulino Montez participaram no Jogo Espinafres & Desporto superando desafios matemáticos e exercícios físicos.

Pequenos cientistas descrevem a Ciência
A ciência é a exploração e descoberta do mundo. Para se ser cientista é necessária inteligência, paciência e concentração. Explorar, descobrir coisas novas é único e especial.(4ºB)
A ciência é o que se descobre através de uma experiência que vai melhorar ou descobrir algo que pode vir a ser útil ou para a humanidade evoluir. Através da ciência posso evoluir na minha sabedoria.(4ºA)
Encontro com o investigador Alexandre Nieuwendam
Esta semana conhecemos o geógrafo Alexandre Nieuwendamque investiga sobre os efeitos das alterações climáticas na Antártica.
A Antártida é um continente muito seco e muito frio. Onde vivem os pinguins e não os ursos polares. Há também alguma vegetação da qual fazem parte os líquenes e musgos...
O investigador partilhou connosco que estudou o permafrost: o solo permanentemente gelado... Fizeram caminhadas e instalaram sensores e fizeram perfurações. Fizeram grandes caminhadas para transportar todo o material, como furadores, geradores... Uma viagem ao continente gelado sem sair do lugar.
Viva a Ciência
75
Uma semana diferente!
A turma do 4.º A, da EB Paulino Montez frequentou a Escola Ciência Viva de 25 a 29 de janeiro.
Tal como diz o nome é uma escola VIVA onde se aprendem muitas coisas de uma forma muito, muito divertida.
Nessa semana visitámos várias exposições: Espinafres e desporto, Viral, Explora e o Dóing.
A explorar circuitos elétricos e a fazer madalenas de vegetais na cozinha
Realizámos muitas experiências, onde aprendemos que há ciência em todo o lado: na cozinha, nos animais na Antártida, na nossa boca e até no Judo.
É uma experiência fantástica que todos os alunos deveriam experimentar.
Em pleno Safari Microscópio - observámos um P, uma formiga, uma dáfnia e células
Safari Microscópico
Desta vez, no laboratório, partimos num safari microscópico. Começámos por desenhar a letra P e observámo-la no microscópio para concluir que, no microscópio, observamos as coisas invertidas e “de pernas para o ar”. E partimos no safari. Observámos uma formiga ao pormenor e uma dáfnia, um crustáceo minúsculo e muito estranho. No final, com um cotonete, retirámos células do interior da nossa boca, colocámos corante e observámos.
Viral
Na exposição “Viral”, observámos muitas coisas que não são vírus, mas são contagiantes: maus hábitos, dançar, bocejar, rir, bater palmas, o silêncio e os vídeos,entre muitos outros.
Descobrimos que os seres mais contagiosos no planeta somos NÓS.
Afinal o que é a ciência?
A ciência é vida, a ciência é brincadeira, a ciência é o descobrimento, a ciência é viajar, a ciência são máquinas, a ciência é a natureza a ciência está em todo o lado. (4ºB)
Scratch Júnior
Nesta atividade utilizámos um ipad em grupo para construir uma história em que tínhamos de programar o movimento e as falas das personagens. Foi um pouco difícil, mas todos os grupos conseguiram apresentar as suas histórias e ficaram engraçadas.