EB Sarah Afonso e EB Prof.ª Aida Vieira
Escola Ciência Viva - ID: 989
76
Viva a Ciência
Uma semana em grande na Escola Ciência Viva do Pavilhão do Conhecimento
Os alunos do 4.º ano da EB Sarah Afonso e da EB Prof.ª Aida Vieira realizaram várias atividades experimentais ao longo de uma semana intensa na Escola Ciência Viva.

Pequenos cientistas descrevem a Ciência
Ciência é a natureza e o trabalho que as pessoas fazem. A ciência também é estudar reações humanas, temporais, tecnológicas… Para provar factos propostos por essas reações. (4º A)
Para mim a ciência é descobrir outras coisas e arriscarem-se para dar coisas novas ao mundo. (4ºB)
Encontro com a investigadora Maria Amélia Martins-Loução
No nosso encontro, a ecóloga Maria Amélia Martins-Loução explicou-nos o significado da palavra ecologia, que é o “estudo da casa” dos seres vivos ou do lugar onde vivem e que apenas 1/32 do planeta Terra pode ser usado para a agricultura, sendo necessário criar estratégias para que o uso do solo seja mais eficiente.
Outro problema a ter em atenção são as emissões de azoto que provocam alterações climáticas e contaminação da água.
No final, calculámos a nossa pegada em azoto e descobrimos que para diminuir a nossa pegada ecológica podemos substituir o consumo de carne por leguminosas.
Viva a Ciência
76
Artistas com Pinta…
Será possível obter “tintas” a partir de legumes, terra ou rochas?
Sim é possível!! Foi o que concluímos depois de realizarmos algumas experiências, com beterrabas e espinafres. As beterrabas foram trituradas e postas num coador e o “sumo” serviu de tinta. Os espinafres foram moídos com um pilão, juntando-se progressivamente álcool.
Foram também usados o giz e a argila e até o leite.
Extração de pigmentos para a produção de tintas
Passados alguns minutos estavam as tintas feitas e com elas demos asas à imaginação…
e fomos verdadeiros artistas plásticos, na realização das nossas pinturas.
Observação de minhocas durante a atividade Minhoquices IBM®
Minhocas & morcegos
É curioso, mas é a mais real das verdades, tivemos que ir à ECV para ficarmos a saber mais sobre estes dois animais que fazem parte do nosso quotidiano. Eram tantas as ideias erradas que tínhamos que foi toda uma descoberta para nós sabermos o quão úteis são para a nossa vida no planeta Terra. Se por um lado as minhocas ajudam na compostagem dos detritos que produzimos, os morcegos andam pela calada da noite a polinizar as plantas
Visita à exposição Dóing…
O entusiasmo foi muito grande... De tudo fizeram: aviões, naves espaciais, circuitos elétricos e até puseram os robôs a rabiscar.
Os “túneis de vento” foram usados e tudo voou…tudo andou…e funcionou…!!!
Ciência…Experiência…Realidade…Aprendizagem!
Afinal o que é a ciência?
A ciência é uma área onde nós nos divertimos, exploramos e brincamos. A ciência é um conjunto de conhecimentos profundos sobre um determinado assunto.
A bicicleta voadora
Vou guardar na memória o dia em que voei.Tive que pedalar é verdade, mas a sensação de estar a voar foi tão intensa que consegui ouvir os pássaros. No início senti um frio na barriga. Será que os passarinhos se sentem assim quando saem do ninho?