EB Paulino Montez e EB n.º 72
Escola Ciência Viva - ID: 990
78
Viva a Ciência
Fizemos um Safari durante a semana mas não foi só uma girafa que observámos...
Os alunos do 4.º ano das escolas EB Paulino Montez e EB n.º72 fizeram um Safari Microscópico e não observaram girafas! Esta estava no jardim e serviu para muita brincadeira!

Pequenos cientistas descrevem a Ciência
Para mim a ciência é fazer coisas que ninguém fez e descobrir coisas que ninguém sabe.(4.ºA)
A ciência é uma coisa que se pode encontrar em todo o lado e uma experiência que se vive a vida inteira. É um significado enorme para os cientistas e os cientistas são especiais, porque sem os cientistas não éramos nada.(4.ºB)
Encontro com o investigador José Matos
Esta semana visitámos o INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária para conhecer o biólogo José Matos. A visita começou no laboratório de entomologia, onde conhecemos alguns insetos que fazem mal às árvores. No laboratório de fungos pudemos observar fungos ao microscópio. No Museu Joaquim Vieira Natividade descobrimos como antigamente eram feitas as investigações. Entrámos na Xiloteca e na Suberoteca Albino Carvalho onde pudemos observar, respetivamente, diferentes tipos de madeira e cortiça. No final da sessão, conversámos com o investigador sobre as suas investigações.
Viva a Ciência
78
Um laboratório – mistura de sonho com realidade. Estaríamos a sonhar?
Entrámos num laboratório… entre lupas e microscópios, a curiosidade não cabia em nós. Estaríamos a sonhar?
Aprendemos a observar pequenos animais através da lupa e do microscópio e ficámos deliciados ao vê-los tão em pormenor …ali à nossa frente…o coração de uma dáfnia a bater.
Mas mais impressionante ainda foi quando pudemos ver ao microscópio as nossas células de ADN. Numa lamela…um pedaço de nós! O espanto foi total! Parecia um sonho!
E se sonhasse o que poderia inventar a partir de uma célula de ADN?
Células de ADN observadas ao microscópio
E muitos de nós sonhámos ser cientistas. Afinal, um sonho pode misturar-se com um pedaço de realidade e fazemos uma nova descoberta…uma nova realidade.
Afinal, a ciência está por todo o lado!
O INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária
Visita ao INIAV
No INIAV pudemos conhecer vários cientistas. Ficámos a saber muitas informações sobre os diferentes tipos de árvores que predominam mais no nosso país, como também a perceber melhor a constituição de uma árvore, os cuidados a ter e os benefícios que podemos retirar delas.
Nesta sessão, tomámos consciência do trabalho que se tem desenvolvido em Portugal com algumas espécies de animais que se encontram em vias de extinção.
O que é a ciência? Ser cientista é...
Na ECV percebemos que a ciência rodeia-nos e, se pegarmos num pedaço de qualquer material e pensarmos em dar-lhe uma finalidade diferente, transformando-o ou misturando-o com outros materiais, estamos a “fazer ciência” e a ser cientistas.
Afinal o que é a ciência?
A ciência está na matemática, no português e no estudo do meio. Também há ciência em todo o lado. O tempo que estive na Escola Ciência Viva aprendi que a ciência é a maneira mais divertida de aprender.(4.ºB)
O que vimos na Xiloteca?
A Xiloteca Albino de Carvalho é uma coleção de madeiras, essencialmente portuguesas, que tem 5750 amostras diferentes de madeira. Está organizada por espécies e na amostra ainda está registado onde teve lugar a colheita. Um lugar a não perder!