EB Patrício Prazeres e EB Mestre Arnaldo Louro de Almeida
Escola Ciência Viva - ID: 991
79
Viva a Ciência
Escola Ciência Viva
Os alunos do 4.º ano das escolas EB Patrício Prazeres e EB Mestre Arnaldo Louro de Almeida já sabem o hino da Escola Ciência Viva. Viva! Viva! Viva!

Pequenos cientistas descrevem a Ciência
A ciência é para encontrar coisas que não se sabe que existem e vestígios do passado que podem ser úteis para a vida do presente.(4.ºB)
A ciência é estudar para conhecer coisas. Ela é muito importante para nós, para os cientistas, para saber novas coisas de galáxia, para nova comida, novos computadores para a nossa vida.(4.ºA)
Encontro com a investigadora Carlota Simões
Conhecemos a investigadora Carlota Simões. Durante a sessão lançou-nos muitos desafios e enigmas matemáticos para nos mostrar que a matemática está em todo o lado. Aprendemos que há retângulos de prata (ex: folha A4) e retângulos de ouro (ex: cartão de crédito). Ensinou-nos a identificar um retângulo de ouro e pudemos testar muitos livros e cartões e ficámos a saber que o nosso cartão de cidadão é um retângulo de ouro.
E para terminar deixamos aqui um desafio:
Dois pais e dois filhos foram pescar. Cada um pescou um peixe. Ao todo pescaram 3 peixes. Como é isso possível?
Viva a Ciência
79
“Artistas com pinta”
“Aprendemos a criar as nossas próprias tintas”
Na Atividade “Artistas com pinta” aprendemos a criar as nossas próprias tintas utilizando materiais e técnicas diferentes. Aprendemos a técnica de “esmagar”, de “triturar” e de “macerar”. De seguida iremos explicar a técnica que mais gostámos: Técnica de “triturar”
Materiais: beterraba, copo misturador, varinha mágica, coador, água 15cl, colher e recipiente para colocar a tinta.
Procedimento:
1-Coloca-se a beterraba dentro do copo misturador;
2-Acrescenta-se a água e tritura-se com a varinha mágica até ficar líquida; (se necessário acrescentar água);
Um dos nossos trabalhos feito com muita pinta
3-Deita-se o líquido obtido para o coador (que se encontra em cima do recipiente para onde iremos coar a tinta) e pressionando com uma colher, coamos tudo;
4-Agora é só pintar!
No fim trouxemos o nosso cartão de saúde
Exposição Espinafres&Desporto
Nesta exposição descobrimos como os espinafres e o desporto são importantes para uma vida saudável.
Pedalámos, saltámos à corda, escalámos e testámos os níveis da nossa energia e resistência física. Testámos os nossos conhecimentos sobre alimentos saudáveis e outros menos saudáveis em jogos interativos e divertidos.
Nós somos o que comemos e o que nos mexemos e aprendemos isso a brincar nesta exposição.
Ser saudável é o máximo!
“Construímos Foguetões”
Nesta atividade criámos foguetões que funcionam com água e ar.
Enche-se o foguetão com água; Coloca-se o foguetão virado para baixo na válvula de saída de ar; Bombeia-se ar com a bomba; Puxa-se o fio para libertar o foguetão e é só vê-lo voar.
Afinal o que é a ciência?
É matemática, português, astronomia, biologia, estudo do meio, experiências, ler, formas... É ter ideias para trabalhar. É fazer madalenas de vegetais, minhoquices, um safari microscópico, um circuito elétrico. A ciência é tudo no planeta Terra.
Minhoquices - IBM®
Uma experiência com minhocas parece nojento mas não é!
Nós gostamos muito de aprender sobre as minhocas e descobrir onde vivem, o que comem e principalmente como são importantes para o meio ambiente. Agora somos crianças amigas das minhocas!