EB Engenheiro Ressano Garcia e EB Santo António
Escola Ciência Viva - ID: 993
80
Viva a Ciência
Uma semana recheada de experiências - dentro e fora do Pavilhão do Conhecimento!
Os alunos do 4.º ano das escolas EB Engenheiro Ressano Garcia e EB Santo António perceberam que na Escola Ciência Viva os intervalos servem para se divertirem e aprenderem!

Pequenos cientistas descrevem a Ciência
Para mim a ciência é a lógica das coisas existirem.(4ºA) A ciência é uma fonte de conhecimento de várias coisas, entre elas a gravidade, as plantas, tecnologia, etc… A ciência é geralmente feita por um cientista. Um dia gostaria de ser um. A ciência deve ser um bom caminho para chegar aos nossos sonhos. (4ºB)
Encontro com a investigadora Maria Inês Vicente
Esta semana fomos visitar a Fundação Champalimaud e conhecemos as neurocientistas Maria Inês Vicente e Catarina Ramos. As investigadoras explicaram-nos que a informação entra para o nosso cérebro através dos nossos sentidos e que temos células, que se chamam neurónios, que levam a informação dos órgãos dos sentidos até ao cérebro. A Maria explicou-nos que trabalha com ratazanas e estuda como elas tomam decisões. Antes de visitar os laboratórios, ainda conseguimos observar moscas da fruta, peixes zebra e um modelo de cérebro.
Viva a Ciência
80
Celebração do Dia da Mulher no Pavilhão do Conhecimento
Lançamento do livro e inauguração da exposição Mulheres na Ciência
No dia 8 de março de 2016 celebrou-se o Dia da Mulher. A agência Ciência Viva decidiu agradecer às mulheres portuguesas que fazem ciência. Foi lançado o livro Mulheres na Ciência que contém 103 retratos de investigadoras portuguesas de diferentes áreas, desde a Biologia à Matemática, da Química às Ciências Sociais, da Física à Arqueologia, das Neurociências à Geografia, da Engenharia à História, das Ciências do Espaço à Filosofia.
Para além do lançamento do livro,
Retratos de investigadoras portuguesas - exposição Mulheres na Ciência
inaugurou-se a exposição Mulheres na Ciência, uma galeria digital onde se podem conhecer os rostos e histórias de algumas investigadoras portuguesas.
Venham conhecer algumas cientistas portuguesas no Pavilhão do Conhecimento.
Robôs humanoides Nao
Viajantes aprovam robôs
Estudo de empresa de ”media” revela que turistas aprovam a presença de androides nas suas viagens até 2020. As pessoas acreditam que os robôs vão melhorar a sua experiência porque serão melhores do que os humanos. As principais vantagens que os inquiridos observam nestas máquinas passam por eficiência geral do serviço (falam várias linguagens e têm melhor memória), retenção de informação e recuperação de dados.
Para que servem as minhocas?
As minhocas ajudam na renovação e fertilização dos solos, fazem túneis facilitando a circulação de ar e água. Para além disso fazem parte da cadeia alimentar, servindo de alimento a muitos animais, como aves, anfíbios e mamíferos.
Afinal o que é a ciência?
A ciência é uma experiência que todos podem fazer e se observarmos à nossa volta podemos ser nós próprios os cientistas. Na ciência podemos fazer experiências e outras coisas diferentes.
A nossa opinião
Foi um privilégio para nós, passar uma semana na Escola Ciência Viva e assim ficarmos mais cultos. Divertimos e aprendemos coisas que não se aprendem numa escola normal. Muito obrigado a quem nos acompanhou durante esta semana.