EB n.º195 e EB Adriano Correia de Oliveira
Escola Ciência Viva - ID: 998
82
Viva a Ciência
Uma semana intensa no país da Ciência
Os alunos do 2.º ano das escolas EB n.º195 e EB Adriano Correia de Oliveira foram habitantes do país da Ciência durante uma semana. Um país sem fronteiras e com experiências.

Pequenos cientistas descrevem a Ciência
A ciência é experiências e imaginar invenções. (2ºA) Para mim a ciência é uma coisa maravilhosa, porque aprender é maravilhoso. (2ºB)
Encontro com o investigador Gonçalo Vieira
Esta semana viajámos até a Antártida com o geógrafo Gonçalo Vieira. No início, explicou o que é a Geografia. Depois mostrou imagens do mapa da Antártida e disse-nos que lá caberiam aproximadamente 150 mapas de Portugal. Referiu ainda, que a sua investigação é realizada no verão porque estudam o solo congelado (permafrost) e se estivesse tudo coberto de neve seria muito difícil. Mostrou muitas fotografias e apresentou o drone usado na investigação que, apesar de ter sido bicado por uma skua, conseguiu terminar o trabalho. Uma viagem muito divertida ao Polo Sul.
Viva a Ciência
82
Aprender na Escola Ciência Viva
Aprender com os recreios e na Cozinha é um laboratório – de chocolate
Na escola da Ciência Viva todos os alunos se divertiram e aprenderam nos recreios. Foi sempre muito bom brincar e aprender ao mesmo tempo. Fizemos muitos jogos e experiências e todos ficámos a saber alguma coisa mais. Num dos dias de visita ao Pavilhão do Conhecimento fomos à cozinha fazer experiências.
No jogo Espinafres & Desporto e na cozinha a medir/saborear os chocolates
Provámos os vários chocolates e tirámos conclusões sobre o cacau e os outros ingredientes. Também fizemos sozinhos uma receita: “Crocantes de chocolate”.
Medimos, pesámos e misturámos os vários ingredientes e depois comemos! Estavam uma maravilha!
Excerto da apresentação da atividade Fuga das Minhocas
A Fuga das Minhocas
A turma do 2.ºA participou numa atividade experimental sobre as minhocas, como verdadeiros cientistas. Com esta atividade de laboratório ficámos a conhecer melhor a vida destes pequenos animais, ou seja observámos características do seu corpo, como se deslocam, de que se alimentam e quais as diferenças entre minhoca e lagarta.
Aula de Judo
Neste dia tivemos uma aula de Judo com o atleta Miguel Galhardas. Com muita simpatia ele ensinou-nos com exercícios o que é o centro de gravidade do nosso corpo.Aprendemos que o judo é um jogo em que se tem de derrubar o colega ao chão.
Afinal o que é a ciência?
A ciência é procurar respostas. (2ºB) O cientista pode fazer remédios para curar as doenças, pode estudar o gelo, os animais do gelo e pode estudar as plantas. O cientista pode fazer muitas coisas novas.(2ºA)
Explorar o Pavilhão do Conhecimento
O Pavilhão é grandioso, pudemos explorar jogos e descobrir todos os cantos e recantos. Passámos por diferentes módulos das exposições, obtendo maior conhecimento, observações no laboratório, na cozinha e biblioteca. Foi uma semana enriquecedora.