Notícias
22 Abril 2018

Media Lab promove educação ambiental na Nazaré

O terceiro dia do projeto "Previnir e Educar por uma Floresta Verde", na Nazaré, foi especialmente dedicado à população em geral, depois de dois dias passados com os mais novos. 

De manhã recebemos alguns alunos que, orgulhosos, foram ver e ouvir o resultado dos seus trabalhos jornalísticos, realizados na escola. Levaram as famílias, tiveram oportunidade de responder ao quiz sobre o meio ambiente e ainda inscreverem-se na caminhada pedagógica. 

Desta vez, o camião da "Floresta Verde" teve um vizinho: um camião da Proteção Civil onde miúdos e graúdos tiveram a oportunidade de ver uma sala de reuniões e, outra, de operações. Três amigos acabaram por entrevistar Alda Lisboa, da Proteção Civil. 

À tarde, outros alunos mais velhos colocaram questões pertinentes aos bombeiros e GNR, para rádio e vídeo. Os adultos deixaram-se ficar, entusiasmados, pelo quiz onde puseram à prova os seus conhecimentos acerca do meio ambiente. 

 


20 Abril 2018

Nazaré forma repórteres da floresta pelo segundo dia

Arrancou hoje o segundo dia do projeto Previnir e Educar por uma Floresta Verde da Tranquilidade, em parceria com o DN, JN e TSF, na Escola Básica 2, 3 com 10.º ano do Ensino Secundário Amadeu Gaudêncio, na Nazaré.

Hoje foram as turmas do 3.º ciclo do ensino básico que aceitaram o desafio de serem repórteres da floresta. Realizaram-se três sessões. Duas da parte da manhã, com a turma A do 8.º ano e com a turma D do 7.º ano.

Da parte da tarde a sessão realizou com os alunos da turma A do 9.º ano.

Os alunos contaram com a presença do Comandante João Estrelinha dos Bombeiros, o Guarda Principal Rodrigues e o Cabo Barros da GNR, com a Dra. Alda Lisboa da Proteção Civil, com o vereador da câmara municipal da Nazaré Orlando Rodrigues, com o Engenheiro Ricardo Mendes do GTF e com o Engenheiro Jorge Gonçalves do ICNF. Estes agentes ajudaram os alunos a esclarecer diversas dúvidas sobre o tema do dia. A Dra. Alda Lisboa referiu ainda que a "proteção civil somos todos nós", pois somos nós os primeiros a poder previnir, neste caso, as situações de incêndios.

No final de cada sessão, os alunos receberam um diploma de participação no projeto, com informações sobre a caminhada e sobre os locais onde poderão consultar os trabalhos realizados por eles.


19 Abril 2018

Prevenir e Educar por uma Floresta Verde chega à Nazaré

O Roadshow organizado pela Tranquilidade em parceria com o DN, JN e TSF, chegou hoje à Nazaré, para a segunda etapa desta iniciativa.

Durante quinta e sexta feira a iniciativa decorre na Escola Básica com 10.º ano do Ensino Secundário Amadeu Gaudêncio com a turmas do 5.º ao 9º ano. 

Hoje foi o dia de receber os jovens do 2.º ciclo. Cada turma teve a oportunidade de fazer notícias em diversos suportes. 

Alguns alunos trabalharam em imprensa escrita.

Outros escreveram notícias para serem gravadas em vídeo.

Alguns simularam ainda uma redação de rádio, escrevendo artigos para um noticiário radiofónico. 

Nas duas sessões estiveram presentes elementos da GNR, Bombeiros e Proteção Civil que se mostraram sempre disponíveis para ajudar os jovens repórteres em todas as dúvidas que estes lhes apresentaram. 


14 Abril 2018

Media Lab sensibiliza população de Monchique para a prevenção florestal

No terceiro dia do projeto "Prevenir e Educar por uma Floresta Verde", a equipa Media Lab saiu à rua e falou com os habitantes de Monchique, contando com a ajuda de alguns pequenos repórteres da floresta.

Sábado começou bem cedo em Monchique. O camião do projeto da Tranquilidade, em parceria com o DN, JN e TSF "Prevenir e Educar por uma Floresta Verde" estacionou no heliporto da vila e a sua presença fez-se sentir durante todo o dia.

Com a ajuda dos Escuteiros de Monchique, o Media Lab colocou um desafio à população: participar num "Quem Quer Ser Milionário" das Florestas. E não faltaram respostas certas!

 

Muitos dos pequenos repórteres que estiveram connosco na Escola Básica Manuel do Nascimento também se juntaram à festa e tiveram a oportunidade de realizar algumas entrevistas.

Uma das entrevistadas foi a Engenheira Florestal Sónia Martinho.

Rolanda Jesus, técnica da Proteção Civil, tambem respondeu a algumas perguntas.

Durante a tarde, o camião recebeu a visita de alguns Lobitos, que leram atentamente sobre a prevenção florestal.

O presidente da Junta de Freguesia de Monchique, José Duarte da Silva, também passou pelo heliporto.

Durante todo o dia, recebemos ainda várias inscrições para a Caminhada Pedagógica de Domingo. Próxima paragem: Bica Boa.


13 Abril 2018

Alunos de Monchique são repórteres da Floresta

Hoje decorreu o segundo dia do projeto da Tranquilidade, em parceria com o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e rádio TSF, "Prevenir e Educar por uma Floresta Verde".

As atividades de hoje decorreram novamente na Escola Básica Manuel do Nascimento. Desta vez, com as turmas do 5.º e 6.º anos.

Para além dos agentes da GNR, Proteção Civil e ICNF com os quais já tinham contado ontem para lhes esclarecer as dúvidas mais específicas do tema, hoje poderam também contar com a presença de um elemento dos bombeiros.

Os jovens repórteres procederam então à redação de notícias relacionadas com a temática, onde abordaram diversas questões, como a prevenção de incêndios e as boas práticas ambientais.

Depois escolherem os temas do dia que julgaram mais pertinentes, dividiram-se em grupos e criaram primeiras páginas do Diário de Notícias e noticiários da rádio TSF.


12 Abril 2018

Projeto da Tranquilidade arrancou hoje em Monchique

O Media Lab Diário de Notícias esteve hoje em Monchique, onde arrancou o primeiro dia da iniciativa - "Prevenir e Educar por uma Floresta Verde" - promovida e desenvolvida pelo Diário de Notícias, Jornal de Notícias e rádio TSF em parceria com a Tranquilidade.

Hoje participaram nas ações três turmas da Escola Básica Manuel do Nascimento.

Alguns alunos procederam à criação da primeira página do Diário de Notícias.

Já as notícias dos outros grupos foram inseridas em noticiários de vídeo e rádio.

Durante o dia estiveram ainda presentes três elementos da GNR, incluindo um Guarda Florestal, a Engª Maria José Gomes do ICNF, a Dra. Rolanda da ANP e a Engª Sónia Martinho.

Estes estiveram sempre disponíveis e ajudaram os alunos com as questões mais técnicas relacionadas com o tema das florestas. 


Ir para o mês
Fevereiro
Março
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
 
Facebook Facebook Twitter Instagram Enviar Email